Exercícios - Calorimetria

Lista de exercícios sobre calorimetria e suas propriedades.
Ler artigo Calorimetria.

Exercício 11: (UDESC 2017/1)

Um oxidante bastante utilizado em fogos de artifício e fabricação de fósforos é o perclorato de potássio, que é um sólido iônico à temperatura ambiente (25°C).

Assinale a alternativa que contém o calor necessário para elevar a temperatura de 25,0 g de perclorato de potássio da temperatura ambiente até sua temperatura de fusão em 525°C.

Dado: capacidade calorífica: 5,85 kJ K-1 mol-1.


Exercício 12: (UDESC 2016/2)

As informações nutricionais de um produto alimentício constam no rótulo, mas, muitas vezes, são negligenciadas pelos consumidores. Entretanto, com o aumento nas taxas de obesidade e sobrepeso, além de outras doenças como diabetes e hipertensão, cada vez mais um número maior de consumidores passa a procurar as informações sobre a composição dos produtos que leva para casa.

Com base no exposto, analise as proposições.

I. Um produto alimentício possui a seguinte composição em massa: 40% carboidratos, 30% proteínas e 30% gorduras. Considerando que a queima de 1 g de proteínas ou carboidratos fornece 4 kcal e 1 g de gordura fornece 9 kcal, uma amostra de 75 g do produto possui um valor calórico de 550 kcal.
II. Um adulto que possua a recomendação de ingestão calórica diária de 2000 kcal, se esta pessoa ingerir 400 g do produto alimentício citado na afirmação (I) ela consumiu mais calorias que o recomendado.
III. A densidade energética é a quantidade de energia por grama. Se se considerar que todo o carboidrato da amostra seja glicose (C6H12O6 ΔH°c = -2808 kJ/mol) e toda a gordura seja ácido oleico (C18H34O2 ΔH°c = -10487 kJ/mol), pode-se afirmar que a gordura possui uma densidade energética maior do que o carboidrato.
IV. A entalpia de formação da glicose (C6H12O6) é -1268 kJ/mol. Dados: ΔH°f (CO2) = -393,51 kJ/mol, ΔH°f (H2O) = -285,83 kJ/mol e a entalpia de combustão da glicose ΔH°c = -2808 kJ/ mol.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 13: (UFRGS 2015)

Sob condições de pressão constante, certa quantidade de calor Q, fornecida a um gás ideal monoatômico, eleva sua temperatura em ΔT.

Quanto calor seria necessário, em termos de Q, para produzir a mesma elevação de temperatura ΔT, se o gás fosse mantido em volume constante?


Exercício 14: (PUC-SP 2018/1)

Entre uma superfície metálica e uma bobina de Tesla é estabelecida uma diferença de potencial de 2,0.106V que produz uma descarga elétrica de intensidade 2,0.104A em um intervalo de tempo de 1ms. Supondo que 5% da energia liberada por essa descarga pudesse ser armazenada e integralmente utilizada para produzir uma variação de 20 ºC na temperatura da água contida em um recipiente de paredes adiabáticas e de capacidade térmica desprezível, determine quantos litros de água haveria no recipiente.


Exercício 15: (Acafe 2017/2)

Um pescador resolveu fazer uma única chumbada de pesca com cinco pedaços de chumbo que possuem as seguintes massas: 40g, 30g, 70g, 60g e 100g.

A curva de aquecimento de uma barra arbitraria de chumbo está representada a seguir.

Sabendo que o calor específico do chumbo sólido = 0,030 cal/g.ºC, calor específico do chumbo liquido = 0,040 cal/g.ºC, calor latente de fusão do chumbo = 6,0 cal/g e o fluxo de calor que a chama entrega para o chumbo = 30 cal/s, o tempo, em minutos, que demorou para que os pedaços de chumbo, inicialmente a 27 ºC, estejam a temperatura de 357 ºC é:


Exercício 16: (UFPR 2015 - C. Gerais)

O estudo da calorimetria e das leis da termodinâmica nos dá explicações para vários fenômenos encontrados na natureza. Considere o seguinte texto que apresenta a explicação, do ponto de vista dessas áreas da Física, para a formação das nuvens:

Quando uma porção de ar aquecido sobe, contendo água que acabou de __________ da superfície, passa a estar submetida a uma pressão cada vez __________. A rápida variação na pressão provoca uma rápida expansão do ar junto com uma redução de seu/sua __________. Essa rápida expansão é considerada __________, isto é, sem troca de calor com sua vizinhança, porque ocorre muito rapidamente. O gás em expansão __________ energia interna ao se expandir, e isso acarreta seu resfriamento até atingir uma temperatura na qual a quantidade de vapor de água é suficiente para saturar o ar naquele ponto e assim formar as nuvens.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.


 
Páginas: 1 [2]