Exercícios - Eletromagnetismo

Lista de exercícios sobre o eletromagnetismo e suas propriedades, leis, etc.
Ler artigo Eletromagnetismo.

Exercício 1: (UFSC 2010)

Pedrinho, após uma aula de Física, resolveu verificar experi-mentalmente o que tinha estudado até o momento. Para tal experimento, ele usou uma bobina com 50 espiras, um ímã preso a um suporte não condutor e uma lâmpada incandescente de 5 W de potência. O experimento consistia em mover o ímã para dentro e para fora da bobina, repetidamente.

Ao terminar o experimento, Pedrinho fez algumas observações, que estão listadas na forma de proposições.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 2: (FUVEST 2010)

Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ímã, em direção ao anel:


Exercício 3: (UFMS 2010)

O acelerador LHC colidiu dois prótons, girando em trajetórias circulares com sentidos opostos, sendo um no sentido horário e o outro no sentido anti horário, veja a figura. Considere que as trajetórias dos prótons antes da colisão eram mantidas circulares devido unicamente à interação de campos magnéticos perpendiculares ao plano das órbitas dos prótons. Com fundamentos no eletromagnetismo, é correto afirmar:


Exercício 4: (UFPR 2010)

O desenvolvimento do eletromagnetismo contou com a colaboração de vários cientistas, como Faraday, por exemplo, que verificou a existência da indução eletromagnética. Para demonstrar a lei de indução de Faraday, um professor idealizou uma experiência simples. Construiu um circuito condutor retangular, formado por um fio com resistência total R = 5 Ω, e aplicou através dele um fluxo magnético Φ cujo comportamento em função do tempo t é descrito pelo gráfico ao lado. O fluxo magnético cruza perpendicularmente o plano do circuito. Em relação a esse experimento, considere as seguintes afirmativas:

  1. A força eletromotriz induzida entre t = 2 s e t = 4 s vale 50 V.
  2. A corrente que circula no circuito entre t = 2 s e t = 4 s tem o mesmo sentido que a corrente que passa por ele entre t = 8 s e t = 12 s.
  3. A corrente que circula pelo circuito entre t = 4 s e t = 8 s vale 25 A.
  4. A potência elétrica dissipada no circuito entre t = 8 s e t = 12 s vale 125 W.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 5: (UDESC 2016/1)

Com relação aos fenômenos eletromagnéticos, analise as proposições.

I. Corrente elétrica induzida, em um circuito fechado, por um campo magnético variável no tempo sempre gera um campo magnético que se opõe à mudança desse campo.
II. Correntes elétricas, em circuitos fechados, podem formar dipolos magnéticos, mas nunca monopolos magnéticos.
III. Ao dividir-se um ímã ao meio, formam-se dois monopolos magnéticos, um polo sul e outro polo norte.
IV. Força magnética atua em cargas elétricas em repouso e em movimento.

Assinale a alternativa correta:


Exercício 6: (UFRGS 2016)

Observe a figura abaixo que representa um anel condutor que cai verticalmente na direção de um fio fixo que conduz uma corrente elétrica i.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Considerando que o plano do anel e o fio são coplanares, conforme representa a figura, a corrente elétrica induzida no anel terá sentido ........ e a força magnética resultante sobre ela ........ .


Exercício 7: (UFRGS 2015)

Dois campos, um elétrico e outro magnético, antiparalelos, coexistem em certa região do espaço. Uma partícula eletricamente carregada é liberada, a partir do repouso, em um ponto qualquer dessa região.

Assinale a alternativa que indica a trajetória que a partícula descreve.


Exercício 8: (URCA 2018/1)

A figura abaixo mostra dois fios retilíneos e muito longos, colocados paralelamente um ao lado do outro. As correntes I1 e I2 percorrem os fios 1 e 2, respectivamente, no mesmo sentido. Os fios estão separados por uma distância d. O ponto P está situado no ponto médio da distância de separação d entre esses fios. Os módulos dos campos magnéticos produzidos pelos fios 1 e 2 no ponto P, são respectivamente, iguais a 2B0 e B0.

O módulo do vetor indução magnética resultante no ponto P devido aos fios 1 e 2, é igual a:


Exercício 9: (URCA 2016/1)

Considere o texto:

Calor é uma forma de transferência de energia entre dois sistemas que decorre apenas da diferença de temperatura entre eles. Note que, de acordo com este conceito, há três requisitos para haver transferência de calor entre dois sistemas: (a) transferência de energia, (b) diferença de temperatura entre os sistemas em foco e (c) tal transferência de energia deve ser consequência (decorrência) da referida diferença de temperatura (o que requer que os sistemas estejam de algum modo em contato térmico). Agora note que (a) a energia eletromagnética emitida pelo Sol se propaga pelo espaço vazio até chegar a Terra e interfere na temperatura desta e (b) a temperatura do Sol é muito maior do que a da Terra. Porém, se a Terra não existisse a radiação eletromagnética emitida pelo Sol continuaria a se propagar pelo espaço livre. Portanto, a energia eletromagnética emitida do Sol para a Terra não é provocada pela diferença de temperatura entre o Sol e a Terra mas advém de processos físicos no interior do Sol.

Levando em consideração o texto apresentado acima (e apenas ele) podemos dizer que:


Exercício 10: (URCA 2015/2)

Assinale a alternativa correta: