Exercícios - Leis de Ohm

Lista de questões de vestibulares sobre as Leis de Ohm.
Ler artigo Leis de Ohm.

Exercício 1: (UFRGS 2016)

O gráfico abaixo apresenta a curva corrente elétrica i versus diferença de potencial V para uma lâmpada de filamento.

Sobre essa lâmpada, considere as seguintes afirmações.

I - O filamento da lâmpada é ôhmico.
II - A resistência elétrica do filamento, quando ligado em 6 V, é 6 Ω.
III- A potência dissipada pelo filamento, quando ligado em 8 V, é 0,15 W.

Quais estão corretas?


Exercício 2: (URCA 2016/2)

Considere o texto:

A expressão R=V/i não constitui a lei de Ohm pois trata-se da definição de resistência elétrica R em termos da diferença de potencial “V” aplicada e da intensidade de corrente “i” que percorre o condutor em consideração. Ela permite calcular a resistência elétrica de um condutor independente deste ser ohmico ou não. A lei de Ohm declara que a resistência elétrica de cada condutor de uma ampla classe de condutores, especialmente os metálicos, é uma constante (quando outros fatores externos não interferem no condutor em foco) e, neste caso, pela definição de resistência R=V/i, a intensidade de corrente “i” que vai percorrer o condutor é diretamente proporcional a diferença de potencial “V” nele aplicada.

Podemos dizer que:


Exercício 3: (URCA 2016/1)

Considere as afirmações:

I) A expressão R=V/i não constitui a lei de Ohm pois trata-se da definição de resistência elétrica R em termos da diferença de potencial “V” aplicada e a intensidade de corrente “i” que percorre o condutor em consideração. Ela permite calcular a resistência elétrica de um condutor independente deste ser ohmico ou não.
II) A lei de Ohm declara que a resistência elétrica de cada condutor de uma ampla classe de condutores, especialmente os metálicos, é uma constante (quando outros fatores externos não interferem no condutor em foco) e, neste caso, pela definição de resistência R=V/i, a intensidade de corrente “i” que vai percorrer o condutor é diretamente proporcional a diferença de potencial “V” nele aplicada.

Podemos dizer que: