Exercícios - Mecânica Clássica

Questões de vestibulares sobre mecânica clássica, mecânica newtoniana, lagrangeana e hamiltoniana.
Ler artigo Mecânica Clássica.

Exercício 11: (UFRGS 2015)

Dois blocos, 1 e 2, são arranjados de duas maneiras distintas e empurrados sobre uma superfície sem atrito, por uma mesma força horizontal F. As situações estão representadas nas figuras I e II abaixo.

Considerando que a massa do bloco 1 é m1 e que a massa do bloco 2 é m2 = 3 m1, a opção que indica corretamente a intensidade da força que atua entre os blocos, nas situações I e II, é, respectivamente:


Exercício 12: (Unespar 2016)

Considere a seguinte afirmação:

“Na ausência de forças, ou quando a força resultante é nula, um objeto em repouso mantém-se em repouso, e um objeto em movimento retilíneo uniforme mantém-se nesse movimento com velocidade constante, em módulo, direção e sentido”
(GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C Física, volume único: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2005)

A afirmação acima refere-se a qual conceito físico?


Exercício 13: (Unespar 2015)

Um jogador de futebol, ao cobrar um pênalti, imprime à bola uma velocidade média de 75 km/h. Se o goleiro estiver atento e bem posicionado, consegue agarrar a bola e impedir o gol. Agora, se o mesmo goleiro resolver ficar parado na frente de um ônibus de transporte urbano, que venha à mesma velocidade média de 75 km/h, ele não conseguirá pará-lo. Assinale a alternativa que contenha o(s) fenômeno(s) físico(s) que explicam essa situação:

Dados: Massa da bola (mb=1,2 kg) e massa do ônibus (mo=1,5x10³ kg).


Páginas: 1 [2]