Exercícios - Mecânica Clássica

Questões de vestibulares sobre mecânica clássica, mecânica newtoniana, lagrangeana e hamiltoniana.
Ler artigo Mecânica Clássica.

Exercício 11: (UFRGS 2015)

Dois blocos, 1 e 2, são arranjados de duas maneiras distintas e empurrados sobre uma superfície sem atrito, por uma mesma força horizontal F. As situações estão representadas nas figuras I e II abaixo.

Considerando que a massa do bloco 1 é m1 e que a massa do bloco 2 é m2 = 3 m1, a opção que indica corretamente a intensidade da força que atua entre os blocos, nas situações I e II, é, respectivamente:


Exercício 12: (Acafe 2015/2)

A física do voo de um avião envolve basicamente quatro forças: a força de sustentação (S ) que sustenta o avião no ar, a força peso ( p ) aplicada pela Terra puxando o corpo para baixo, a força de arrasto ou resistência do ar (R ) aplicada pelo ar no sentido contrário ao movimento e a força de tração (T ) que é aplicada pelo motor e possibilita que o avião atinja a velocidade necessária para o voo.

Dessa forma, assinale a alternativa correta sobre a relação entre essas forças quando um avião sobe com certa inclinação e velocidade constante, como mostra a figura.

 


Exercício 13: (Acafe 2015/2)

Uma menina de 40 kg de massa está brincando de balanço quando seu irmão, de massa 20 kg, coloca-se no caminho do balanço, como mostra a figura. A menina alcança a altura máxima (ponto A) de 2,3 m do solo e começa a descer passando pelo ponto mais baixo de sua trajetória (ponto B), a 0,50 m do solo, agarrando seu irmão e levando-o consigo.

Desconsidere a resistência do ar, as massas que compõem todo o conjunto do balanço e as perdas por atrito para analisar as afirmações abaixo, colocando V para verdadeiro e F para falso.

( ) A quantidade de movimento da menina não se altera após agarrar seu irmão.
( ) Após a menina agarrar seu irmão o balanço oscilará entre alturas máximas menores que 2,3 m.
( ) Haverá conservação da quantidade de movimento do sistema formado pela menina e seu irmão.
( ) O impulso aplicado pela menina em seu irmão é o dobro do impulso que o irmão aplica sobre a menina no momento que se unem (colisão).
( ) A força resultante sobre o sistema formado pela menina e seu irmão é diferente de zero na altura máxima de oscilação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:


Exercício 14: (URCA 2018/1)

Um corpo de massa m desliza sobre uma superfície horizontal com atrito, onde a velocidade inicial desse bloco é igual a V0. Esse corpo percorre uma distância ΔS até parar. Sejam g e μ a aceleração da gravidade local e o coeficiente de atrito entre a superfície e o bloco de massa m, respectivamente. É correto afirmar que:


Exercício 15: (URCA 2016/1)

Assinale a alternativa completa e correta:


Exercício 16: (URCA 2015/1)

Considere as afirmações:

X) Se um corpo A se move em relação a um corpo B então B se move em relação a A.

Y) A terra se move em relação ao sol. Portanto o sol se move em relação a terra.

Podemos dizer que:


Exercício 17: (URCA 2015/1)

Considerando a mecânica newtoniana, podemos afirmar que:


Exercício 18: (Unespar 2016)

Considere a seguinte afirmação:

“Na ausência de forças, ou quando a força resultante é nula, um objeto em repouso mantém-se em repouso, e um objeto em movimento retilíneo uniforme mantém-se nesse movimento com velocidade constante, em módulo, direção e sentido”
(GONÇALVES FILHO, A.; TOSCANO, C Física, volume único: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2005)

A afirmação acima refere-se a qual conceito físico?


Exercício 19: (Unespar 2015)

Um jogador de futebol, ao cobrar um pênalti, imprime à bola uma velocidade média de 75 km/h. Se o goleiro estiver atento e bem posicionado, consegue agarrar a bola e impedir o gol. Agora, se o mesmo goleiro resolver ficar parado na frente de um ônibus de transporte urbano, que venha à mesma velocidade média de 75 km/h, ele não conseguirá pará-lo. Assinale a alternativa que contenha o(s) fenômeno(s) físico(s) que explicam essa situação:

Dados: Massa da bola (mb=1,2 kg) e massa do ônibus (mo=1,5x10³ kg).


Exercício 20: (UFSC 2019/2)

As condições de equilíbrio de um objeto podem ajudar na compreensão de muitos problemas em ortopedia, como as lesões no tendão de Aquiles. O tendão de Aquiles conecta os músculos da panturrilha ao calcâneo na parte de trás do calcanhar. Na figura abaixo, são apresentadas a força do tendão sobre o pé (FT), a força dos ossos da perna (tíbia e fíbula) sobre o pé (FP) e a força do solo sobre o pé (N) para uma pessoa que está na vertical sobre a ponta de um pé. O peso do pé foi desconsiderado.

Com base na figura e no exposto acima, é correto afirmar que:


 
Páginas: 1 [2]