Princípio de Huygens

Doutorado em Física (UFJF, 2019)
Mestrado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Bacharelado em Física (UFJF, 2015)
Graduado em Licenciatura em Física (UFJF, 2013)

Ouça este artigo:

Huygens foi um físico, matemático e astrônomo holandês que trouxe para a humanidade e para a ciência muitas contribuições. O relógio de pêndulo, lentes que permitiram a detecção de uma das luas do planeta Saturno e boa parte da teoria ondulatória da luz são exemplos de suas contribuições.

Na ondulatória, propôs um modelo para representar frentes de ondas. Frentes de ondas são utilizadas na representação de uma onda. Os pontos de cada frente de onda se comportam como novas fontes de ondas elementares que se propagam além das regiões já atingidas pela onda original com as mesmas propriedades que ela. Os pontos em cada frente de onda são representados pela figura 1. Os pontos da frente de onda se comportando como novas fontes são representados pela figura 2.

Figura 1: Pontos em frentes de ondas.

Figura 2: Pontos como fontes em frentes de ondas.

O princípio de Huygens permite concluir que uma frente de onda se propagando em um meio homogêneo e que não oferece nenhum obstáculo para sua propagação mantém sua forma original durante todo o percurso. Este princípio é o que explica o fenômeno de difração de ondas. A difração é a capacidade da onda de contornar obstáculos.

Referências:

BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha; BONJORNO, Valter; CLINTON, Márcico Ramos. Física História & Cotidiano. São Paulo: Editora FTD, 2004, volume único.

HEWITT, Paul G. Física Conceitual. Porto Alegre: Editora: Bookman, 2011, 11ª. ed. v. único.

Arquivado em: Ondulatória