Exercícios - Resistores

Lista de questões sobre resistores.
Ler artigo Resistores.

Exercício 1: (PUC-RIO 2010)

Três resistores idênticos são colocados de tal modo que dois estão em série entre si e ao mesmo tempo em paralelo com o terceiro resistor. Dado que a resistência efetiva é de 2 Ω, quanto vale a resistência de cada um destes resistores Ohms (Ω)?


Exercício 2: (PUC-RIO 2007)

Quando as resistências R1 e R2 são colocadas em série, elas possuem uma resistência equivalente de 6 Ω. Quando R1 e R2 são colocadas em paralelo, a resistência equivalente cai para 4/3 Ω. Os valores das resistências R1 e R2 em Ω, respectivamente, são:


Exercício 3: (UFF 2009)

No cuidado com o planeta, a reciclagem é uma das estratégias mais eficientes. Um técnico guardou três resistores iguais de um Ω. Assinale o valor de resistência que ele não será capaz de obter, utilizando todos os três resistores.


Exercício 4: (Enem 2013)

O chuveiro elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em energia térmica, o que possibilita a elevação da temperatura da água. Um chuveiro projetado para funcionar em 110 V pode ser adaptado para funcionar em 220 V, de modo a manter inalterada sua potência.

Uma das maneiras de fazer essa adaptação é trocar a resistência do chuveiro por outra, de mesmo material e com o(a)


Exercício 5: (Enem 2010)

A resistência e létrica de um fio é determinada pelas suas dimensões e pelas propriedades estruturais do material. A condutividade (σ) caracteriza a estrutura do material, de tal forma que a resistência de um fio pode ser determinada conhecendo-se L, o comprimento do fio e A, a área de seção reta. A tabela relaciona o material à sua respectiva resistividade em temperatura ambiente.

tabela condutividade

Mantendo-se as mesmas dimensões geométricas, o fio que apresenta menor resistência elétrica é aquele feito de:


Exercício 6: (UFSC 2013)

LED, do inglês Light EmittingDiode, ou seja, diodo emissor de luz, é um componente eletrônico, um semicondutor que ao ser percorrido por uma corrente elétrica emite luz em uma frequência que depende da dopagem. A grande vantagem do LED é o baixo consumo de energia e as pequenas dimensões. Na figura abaixo é apresentado, de forma esquemática, o circuito de uma lanterna de LED. Esta lanterna é composta por três pilhas em série, de 1,5 V cada, e por seis LEDs idênticos. A lanterna funciona da seguinte forma: ao acioná-la pela primeira vez, a chave 1 é ligada; ao acioná-la pela segunda vez, a chave 2 é ligada; ao acioná-la pela terceira vez, as duas chaves são desligadas. Os LEDs em questão possuem uma resistência desprezível. A única limitação técnica para o funcionamento de um LED é a corrente elétrica que o percorre. Vamos admitir que, para que um LED funcione perfeitamente, a corrente elétrica que o percorre deva ser de 20,0 mA. Para garantir isso, um resistor de resistência R é associado ao LED.

Com base no exposto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 7: (UDESC 2017/2)

Os resistores R2 e R3 são ligados em paralelo e esta associação é ligada em série com o resistor R1, como mostra a Figura 6. A configuração final é ligada a uma pilha que fornece tensão V para o circuito. Considere a situação em que R1=R2=R3=R.

Analise as proposições em relação à eletrodinâmica.

I. V1 =2V2 e i1 =2i2
II. V1 =3V3 e i1 =3i3
III. i2 =i3 e V2 =2V3
IV. a corrente elétrica total vale 2V/3R
V. a resistência elétrica total vale 3R/2

Assinale a alternativa correta.


Exercício 8: (UDESC 2017/1)

No circuito, mostrado na figura abaixo, a leitura do amperímetro é a mesma, estando ambos interruptores abertos ou fechados.

O valor da resistência R, indicado na figura, é:


Exercício 9: (UFRGS 2017)

A diferença de potencial entre os pontos (i) e (ii) do circuito abaixo é V.

Considerando que todos os cinco resistores têm resistência elétrica R, a potência total por eles dissipada é:


Exercício 10: (FUVEST 2016)

O arranjo experimental representado na figura é formado por uma fonte de tensão F, um amperímetro A, um voltímetro V, três resistores, R1 , R2 e R, de resistências iguais, e fios de ligação.

Quando o amperímetro mede uma corrente de 2 A, e o voltímetro, uma tensão de 6 V, a potência dissipada em R2 é igual a: