Bumba meu Boi

O Bumba Meu Boi ou Boi Bumbá é uma dança folclórica brasileira, que reúne personagens humanos e animais fantásticos. Durante a apresentação é narrada a história sobre a morte e a ressurreição de um boi.

Um exemplo de boi bumbá decorado para a festa. Foto: Jean Lopes / Shutterstock.com

O Dia Nacional do Bumba Meu Boi é celebrado dia 30 de junho. Esta manifestação cultural é encontrada em todas as regiões do Brasil, porém, possui maior representatividade no Norte e Nordeste. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou em 2012, o Bumba Meu Boi como Patrimônio Cultural do Brasil. O Patrimônio Cultural é fundamental para a preservação da memória, identidade e expressão das culturas populares.

No município de São Luís, no Estado do Maranhão, é o local onde acontece a maior festa do país. A comemoração que ocorre lá desde o século XVIII, é realizada nos meses de junho e julho.

A lenda do Bumba Meu Boi é a seguinte: No Nordeste havia um casal que se chamava Catarina e Francisco, e ambos trabalhavam numa fazenda. Quando a esposa de Francisco ficou grávida, teve um desejo de comer língua de boi. Francisco preocupado em satisfazer a vontade de Catarina, cortou a língua de um dos gados de seu patrão. O dono preocupado com o animal que tinha sumido e também porque era um de seus preferidos, passou a procurá-lo junto com outros empregados. Ao encontrar o boi caído e quase sem vida, o fazendeiro desesperado pediu socorro ao curandeiro da localidade, que conseguiu curá-lo. Outra versão diz que o boi foi encontrado sem vida e o curandeiro conseguiu ressuscitá-lo. Francisco arrependido, pediu perdão ao seu chefe e contou o motivo de tal atitude. O fazendeiro aceitou as desculpas e realizou uma grande festa para comemorar a cura do boi. A partir deste fato, a festa passou ser tradição todos os anos.

Nas festas de Bumba Meu Boi, existem vários personagens e adereços, músicas, danças, apresentação teatral, entre outros. Cada grupo possui seu estilo próprio de apresentação e caracterização. Os principais personagens são:

  • Amo - o dono da fazenda;
  • Pai – Francisco;
  • Mãe – Catarina;
  • Boi – principal figura, aparece sempre bem produzido com tecidos e fitas coloridas;
  • Vaqueiros – que auxiliam o fazendeiro;
  • Índios, índias e caboclos;
  • Burrinho (ou outros animais dependendo do grupo);
  • Cazumbá – personagem divertido que usa bata colorida e máscara.

Entre os instrumentos utilizados na dança destacam-se: Maracá; Matraca; Pandeirão; Tambor Onça; Tamborinho; Zabumba; Chocalho, Violão e Tambor de Fogo.

Em cada Estado do país, o Bumba Meu Boi é conhecido por nome diferenciado, mas tem o mesmo significado. Em Pernambuco é chamado Boi Calemba ou Bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é Bumba Meu Boi; no Ceará é Boi de Reis, Boi Surubim e Boi Zumbi; na Bahia é Boi Janeiro, Boi Estrela do Mar e Mulinha de Ouro; em Minas Gerais e Rio de Janeiro é Bumba ou Folguedo-Do-Boi; no Espírito Santo é Boi-De-Reis; Em São Paulo é Boi de Jacá e Dança do Boi; no Pará, Rondônia e Amazonas é Boi Bumbá; no Paraná e Santa Catarina é Boi Mourão ou Boi de Mamão; e no Rio Grande do Sul é Bumba, Boizinho ou Boi Mamão.

Arquivado em: Folclore