Composição Fotográfica

Composição fotográfica é a organização e enquadramento do assunto dentro da área que será fotografada. Pode-se compreender como parte da composição fotográfica o ponto de vista, as linhas, as cores, o equilíbrio destes fatores, o destaque do assunto principal, bem como a disposição dos assuntos secundários.

Para mudar ou melhorar a composição de uma foto a dica é rearranjar os elementos, trocar as posições dos objetos, incluir ou excluir itens, modificar o fundo recortando-o, embaçando-o, aproximando-o ou afastando-o, tudo isso com o objetivo de encontrar o efeito emocional adequado para aquela fotografia.

Há algumas regras ou dicas que podem guiar o fotógrafo para uma composição mais equilibrada, contudo, vale lembrar que fotografia é arte, e por isso exige criatividade, inovação, modificação. Cabe ao fotógrafo imprimir sua marca pessoal em suas fotos, bem como não cair na mesmice e inovar sempre.

Lembrando que uma boa composição não é sinônimo de uma imagem bonita, mas sim de um equilíbrio entre os elementos, com o objetivo de o leitor fixar sua atenção nos pontos de interesse do assunto.

Vejamos abaixo algumas regras e dicas que podem ajudar a melhorar a composição de uma foto:

Regra dos terços

Por ser simples é muito fácil de ser utilizada. Consiste na divisão de uma imagem em nove partes iguais, traçando duas linhas horizontais e duas verticais que se cruzam e formam quatro pontos de intercessão (ou pontos de interesse), é nestes pontos que serão colocados o assunto principal e outros pontos de interesse da imagem.

Enquadramentos em enquadramentos

Fazer o enquadramento de uma imagem dentro de outro enquadramento é um recurso bastante utilizado pois concentram a atenção de quem observa no assunto, dando uma ideia de profundidade ou fornecendo um contexto mais amplo para observação, acrescentando outra informação a respeito da cena fotografada.

Composição simétrica

A composição simétrica dá uma ideia de estabilidade e organização à imagem e aos detalhes. Mostra os elementos com simplicidade, mas causa uma boa sensação visual.

Composição radial

São aquelas em que os elementos principais se organizam (geralmente em círculo) a partir do meio da imagem.

Sobreposição

Quando usamos a sobreposição dos elementos, destacamos a profundidade da cena, os contrastes de um elemento para o outro, além de ser uma perspectiva bem interessante.

Composição horizontal

Neste tipo de composição, o enquadramento é largo e o olhar é levado através de linhas até o assunto principal. Ela transmite descanso, estabilidade, tranquilidade nas fotografias, tornando a imagem agradável para ser observada.

Composição vertical

É exatamente o oposto da composição horizontal, mantendo em destaque o assunto principal que é conduzido por uma linha vertical, estreita e alta.

Composição diagonal

Este tipo de composição transmite movimento, e as linhas diagonais conduzem o olhar de quem observa para o assunto principal, ou seja, a um dos cantos da imagem. Pode estar na vertical ou na horizontal.

Sombras

Sabendo utilizar as sombras para chamar a atenção para o assunto, a fotografia ficará bastante interessante. Mais frequentemente, cria-se uma simetria entre a sombra e o motivo, porém isto não é regra, pois por vezes a própria sombra pode ser o motivo da fotografia. É importante saber escolher em que ocasiões utilizá-las para que elas não escondam detalhes importantes da imagem.

Reflexos

Algumas superfícies provocam reflexos interessantíssimos, criando suas próprias imagens, como a água, o vidro, os metais, etc. Ao inseri-las em uma fotografia, você pode estar destacando um olhar diferente sobre o assunto, o que causará interesse ao olhar a imagem.

Outras Dicas

  • Procure cenas uniformes, que tenham algum elemento fora do padrão. Isto fará com que o olhar fique mais atraído por este elemento, que será o assunto da sua fotografia.
  • Utilizar a simetria é muito interessante, porém, aplicar variações, surpreender utilizando um lado não-simétrico, pode ser um recurso para diversificar na composição da fotografia.
  • Fotografar cenas em movimento é outra dica interessante, pois o movimento dá vida à imagem.
  • Deixe uma área de descanso, colocando o objeto em uma das extremidades da imagem. Isso também dará uma ideia de movimento, e irá deixar a composição da sua foto mais agradável.

Fontes:
http://bucherfotos.com.br/dicas/668-composicao-fotografica
http://www.fotografia-dg.com/composicao-fotografica/
http://wwwbr.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/curso_fotografia/fotografia_tradicional/regras/composicao_fotografica.shtml?primeiro=1
http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-composi.htm
http://focaessafoca.blogspot.com.br/2011/04/composicao-fotografica.html
http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=1999&Itemid=138
http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/05/31/conheca-as-regras-da-composicao-fotografica/

Arquivado em: Fotografia