Fator de Corte

Para entender o que é o fator de corte, precisamos saber que as câmeras DSLR possuem como principal peça o sensor, pois é através dele que a imagem será captada. Existem vários tamanhos de sensor, mas as que se destacam neste aspecto são as chamadas “Full Frame”, que possuem sensor de 35 mm (36x24mm para ser mais exato). É a partir deste sensor que os demais são nomeados. Este conhecimento é importante para entender o que é Fator de Corte.

A lente vai sempre enviar para o sensor a mesma imagem, independente de que câmera se está usando. A diferença está exatamente no sensor, pois um Full Frame vai capturar (gravar) toda a imagem enviada pela lente, enquanto um sensor menor vai capturar só uma parte, o pedaço da imagem que cabe em seu tamanho.

Se fotografarmos a mesma imagem, com a mesma lente, da mesma distância, apenas diferindo o tamanho do sensor, o que vai resultar é em duas imagens com qualidades, cores e características exatamente iguais, só que uma (a que for captada pelo sensor menor) parecerá que está com as bordas cortadas, daí a expressão “Fator de Corte”.

Veja o exemplo abaixo e compreenda melhor o exemplo:

fator de corte

A diferença entre as duas imagens é exatamente a câmera, e por consequência o tamanho do sensor.

É importante ressaltar que características da lente não são alteradas como distância focal, por exemplo. O que acontece é que na prática, câmeras com fator de corte 1.6x, por exemplo, acabam cortando um pedaço da imagem captada pela lente, oferecendo uma distância focal APARENTEMENTE maior.

Simplificando, o valor indicado como fator de corte ou fator de crop é a informação de quanto o sensor fotográfico irá cortar a imagem que a lente capturou. Um sensor Full Frame, de 35mm, terá fator de corte zero, capturando TODA a imagem que a lente transmitir, enquanto que sensores menores, terão outros valores em seu fator de crop, o que indicará que parte da imagem será cortada e não irá aparecer no arquivo digital gerado por aquele sensor. Isso acontece porque as lentes geram uma imagem apropriada para o tamanho de um filme fotográfico (35mm), mas os sensores digitais em sua maioria são menores do que o quadro de um filme. Sendo assim, a área da imagem que “sobrar” e incidir fora do sensor será desprezada por ele, e o resultado final será uma foto que na verdade é um “corte” da imagem que a lente é realmente capaz de produzir. Vale notar que a maioria das câmeras digitais não oferecem sensor Full Frame, e as que oferecem ainda são vendidas por um valor muito alto.

Fontes:
http://www.dicasdefotografia.com.br/o-que-e-fator-de-corte
http://www.zoom.com.br/camera-digital/deumzoom/o-que-significa-fator-de-crop
http://blog.geraldogarcia.com/index.php/2009/04/fator-de-corte-e-outras-questoes/#axzz2UdUubpw9
http://www.tudosobrefotografar.com/2008/08/lentes-para-cmeras-amadoras-dslr-canon.html
http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/bfatordecorte.html
http://opensadorselvagem.org/home-27
http://www.cursodefotografia-gratis.com/2011/08/modulo-basico-aula-11-o-fator-de-corte.html
http://finealbuns.com.br/modulo-basico/aula-11-o-fator-de-corte

Arquivado em: Fotografia