Foco e Distância Focal

Na fotografia, foco é um ajuste que serve para dar mais nitidez ao assunto da foto. Este recurso é ajustado através da objetiva, girando o anel de focalização até obter a nitidez desejada para as imagens que se pretende manter no plano focal. A maioria das câmeras também possuem o recurso do foco automático, ou seja, um dispositivo interno que calcula e determina a distância do foco, porém, como todo recurso automático, ele pode não atender aos objetivos do fotógrafo e acabar fazendo o foco em um outro local, isto porque ele se baseia na quantidade de luz que incide em cada objeto da foto.

Quanto ao foco manual, há uma medição em metros e em pés que se encontra marcada no anel de distância, servindo assim para guiar o fotógrafo e facilitar a focalização adequada.

A distância focal, como o próprio nome já sugere, é a distância, em milímetros, entre o ponto de convergência da luz (centro óptico, que fica do meio da lente) e o sensor da câmera, local onde a imagem que foi focalizada é projetada. É através da distância focal que o fotógrafo pode definir a aproximação de uma imagem e e o campo de visão com o qual deseja trabalhar.

foco distancia focal

Quando a distância focal é maior, temos uma sensação de afastamento dos objetos um do outro, de modo que aqueles que estão focalizados pareçam mais próximos, já quando a distância focal é menor, a imagem é achatada, de forma que os objetos, mesmo distantes um do outro, pareçam estar todos próximos um do outro. A consequência da distância focal pequena é a distorção da imagem, como acontece em uma lente grande angular.

Fontes:
http://www.fazendovideo.com.br/vtfoco.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Foco#Fotografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_focal
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Otica/Lentesesfericas/vergencia.php
http://pt.kioskea.net/faq/9345-a-distancia-focal
http://www.astrosurf.com/apaa/GA/Dist_focal1.pdf

Arquivado em: Fotografia