Gerenciamento de Cores e Espaços de Cores

Muitas pessoas possuem dificuldades para reproduzir uma foto com as cores fiéis à imagem original, tendo diferenças tanto na exibição no computador, quanto na revelação final.

Em fotografia, gerenciamento de cores é o controle que se faz com o objetivo de garantir que as cores sejam apresentadas corretamente ao longo de todo o processo fotográfico, que envolve desde a captura até a impressão. Trocando em miúdos, o gerenciamento correto das cores fará com que o preview da foto visualizado no monitor seja o mais próximo possível do resultado impresso.

Estas diferenças são frequentemente causadas pelas diferenças de hardware e software que acabam fazendo com que os aparelhos eletrônicos, dependendo de sua configuração, exibam cores diferentes. Algumas vezes as diferenças são sutis, mas em outras são gritantes, a ponto de prejudicar o resultado final da fotografia. Os aparelhos que costumam agravar estas diferenças são monitores, scanners ou impressoras, além da tinta e do papel, que estejam fora dos padrões de configuração.

O gerenciamento das cores precisa ser bem feito, envolvendo a calibragem do monitor e dos demais aparelhos envolvidos no processo. Há empresas que prestam este serviço para que sejam evitados danos ainda maiores, caso ela seja feita por alguém que não entende do assunto.

Ficam aqui algumas dicas para ajudar no gerenciamento das cores no seu trabalho de fotografia:

  • É interessante trocar aparelhos antigos por novos, começando pelo monitor, pois os antigos costumam mostrar desvios nas cores vermelha, verde e azul.
  • Calibre  seu monitor para que as informações de cores presentes no arquivo batam com as que o monitor exibe. A calibração é feita através de um aparelho chamado colorímetro. É um processo simples, porém muito importante.
  • Imprima suas fotos em um minilab, eles costumam dar um bom resultado. Ou, talvez mais aconselhável, terceirize este serviço e vá a um local especializado em revelação de fotografias.

Apesar de as câmeras possuírem um recurso de calibração de cores, não vale a pena fazê-lo, pois nas DSLRs comuns este recurso não é dos melhores.

O próximo passo é decidir o espaço de cor em que vai fotografar. O Espaço de Cor é a configuração das cores disponíveis em determinada mídia. O padrão é o sRGB, mas existe também o Adobe RGB e o Prophoto RGB. O padrão servirá para quase todos os objetivos, a não ser que as fotos sejam para publicações, pois neste caso indica-se o Adobe RGB.

Uma observação importante é que a calibração para trabalhos gráficos possui especificações diferentes, e para quaisquer situações, deve-se ter o cuidado de calibrar o monitor com certa frequência, ao menos a cada seis meses.

Fontes:
http://www.tudosobrefotografar.com/2008/06/gerenciamento-de-cores.html
http://www.dinashop.com.br/pagina/1758/Gerenciamento-de-cores
http://igorfotografia.blogspot.com.br/2011/01/calibracao-de-monitores-e-sistemas.html

Arquivado em: Fotografia