Macrofotografia

A macrofotografia é o ramo da fotografia destinado a capturar detalhes nas imagens, de pequenos objetos a pequenos seres vivos, muitas vezes invisíveis a olho nu.

Fundamentalmente fotografar um objeto com grande proximidade não se trata realmente de macrofotografia, que se caracteriza pelo recurso da ampliação da imagem fotográfica. Há uma série de equipamentos utilizados na macrofotografia, como lentes e ampliadores.

As macrofotografias são exibidas ampliadas para maior impacto visual e melhor exibição dos detalhes captados. A escala utilizada para a captação de imagens macro é da natural até cerca de dez vezes maior.

A fotografia não precisa ser captada necessariamente a partir de uma grande proximidade do objeto fotografado, uma imagem obtida a partir de uma lente teleobjetiva também pode ser adjetivada como macro, desde que sejam apresentados detalhes do objeto fotografado visivelmente a olho nu e com clareza.

A maioria das câmeras compactas possui a função macro nos modos de cena, que focaliza objetos a uma curta distância e evidenciando detalhes com clareza. No entanto, para melhores resultados, são indicadas câmeras semiprofissionais ou profissionais que possam ter a lente macro acoplada em si, as mais utilizadas são as câmeras reflex de 35mm. As câmeras reflex de 35mm contam com um espelho e um pentaprisma dentro delas, o que permite que no visor seja vista a imagem exata a ser fotografada. Algumas lentes macro podem até aumentar o tamanho dos objetos fotografados, dando assim uma ênfase visual maior aos detalhes do objeto. Além disso, essas lentes permitem a ampliação da imagem com qualidade.

Além das lentes de das câmeras, é de pouco conhecimento do público o uso de flashes na macrofotografia. O flash mais eficiente para ser usado neste caso é o flash de anel. Este flash é acoplado diretamente na frente da objetiva e isso facilita o direcionamento da luz do flash no objeto. Como os objetos a serem fotografados na macrofotografia são muito pequenos, os flashes comuns que ficam no topo da câmera, acima da objetiva, costumam produzir um efeito menos eficiente, pois o direcionamento da luz é diferente do direcionamento da lente e do objeto.

O uso da macrofotografia permite o conhecimento de várias espécies de animais e vegetais que antes deste recurso eram difíceis de analisar. A macrofotografia é uma das áreas da fotografia mais utilizadas no auxílio aos estudos científicos.

Fontes:
http://www.macrofotografia.com.br/artigos/macrofotografia.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macrofotografia

Arquivado em: Fotografia