Megapixels

Para compreender o significado de Megapixels primeiramente precisamos definir o que é Pixel. Pixel é o menor elemento que constitui uma imagem eletrônica, digital, ou seja, é o pixel que contém a cor. Em uma linguagem mais simples, pixels são minúsculos pontinhos de cor que juntos formam uma imagem, como no exemplo abaixo:

megapixel

Na imagem acima, à esquerda observamos a cena completa, e à direita, o recorte aumentado várias vezes, mostrando apenas a ponta da orelha do animal. Estes quadradinhos que formam a imagem são os pixels, e quando esta está em seu tamanho natural é impossível para nós vermos os pixels individualmente a olho nu.

Quando dizemos que a resolução da imagem é 1080px x 700px, por exemplo, queremos dizer que a mesma é composta por 1080 pixels horizontais e 700 pixels verticais. Multiplicando estes números teremos a quantidade exata de pixels que compõem aquela imagem.

Pois bem, um megapixel é exatamente igual a 1 milhão de pixels. Uma imagem de 5 megapixels, por exemplo, tem cinco milhões de pixels. Sendo assim, quanto mais megapixels um sensor tiver, maiores detalhes da imagem serão captados por ele, e imagens de melhor qualidade serão geradas.

Melhor qualidade, maiores quantidades de pixels é o mesmo que melhor resolução da imagem? Resolução é a quantidade de pixels que forma determinada imagem, sendo marcada na horizontal x vertical. Mas resolução é mais que isso. A resolução depende da capacidade de captação que o sensor da câmera possui.

Cada câmera possui um sensor que faz a captação da luz que incide sobre o objeto que está sendo fotografado, e em seguida transforma esta informação em pixels, gerando assim uma imagem digital. Sendo assim, mesmo que a quantidade de pixels captada seja alta, se o sensor não tem capacidade para captar tantos pixels com boa qualidade, então o resultado final da foto ficará prejudicado, mesmo com uma alta resolução. Neste ponto, as câmeras profissionais e semi-profissionais tem uma vantagem enorme em relação às demais, pois no caso destes tipos de câmeras, os sensores são melhores e mais complexos, fazendo assim com que, automaticamente, as imagens produzidas sejam de melhor qualidade, com cores mais vibrantes, mais nítidas, etc.

Você pode estar se perguntando qual a melhor resolução para as suas fotos, bem, vai depender do seu objetivo com elas. Se pretende fazer ampliações, banners, cartazes, etc, então o melhor é aumentar a qualidade da imagem, tirando fotos de 11 megapixels, para garantir. Mas se o seu intuito é só compartilhar estas fotos pela internet, então um ou dois megapixels já resolve a situação, pois maior que isso o arquivo ficará pesado e dificultará que você o envie aos amigos pela internet.

Fontes:
http://finealbuns.com.br/modulo-basico/aula-1-os-megapixels
http://www.axis.com/pt/products/video/about_networkvideo/resolution.htm
http://qualemelhor.com.br/blog/o-que-e-megapixel/
http://shopping.uol.com.br/guia/o-mito-do-megapixel.html#rmcl
http://opensadorselvagem.org/arquivo/um-pouco-de-luz/quantos-megapixels-sao-necessarios-para-uma-boa-camera
http://www.tecmundo.com.br/imagem/3529-mais-megapixels-significa-maior-qualidade-de-imagem-.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel
http://www.zoom.com.br/camera-digital/deumzoom/o-que-e-megapixel

Arquivado em: Fotografia