Número Guia

Até algumas décadas atrás, os fotógrafos calculavam manualmente a potência do flash que deveria ser utilizado dependendo do valor configurado para a abertura. Faziam isto através de uma fórmula matemática, utilizando o número guia. A fórmula poderia ser utilizada de três maneiras:

  • fstop = número guia/ distância
  • número guia = fstop x distância
  • distância = número guia/fstop.

Funcionava assim: sabendo o número guia e o fstop, descobre-se o que está faltando, ou seja, a distância em que o flash deve estar do objeto. Este cálculo considera como padrão o ISO 100, portanto se muda o ISO, a fórmula terá que ser adaptada (o número guia será também alterado, de acordo com o ISO).

Atualmente, não é preciso tanto trabalho, pois os flashes dedicados fazem este cálculo automaticamente e exibem no visor. O número guia do flash já vem indicado no manual de instruções ou nas especificações técnicas, e ainda oferecem a opção de calcular em metros ou em pés.

Mas o que quer dizer este cálculo, afinal de contas. O valor do número guia corresponderá à abertura para a qual se deve ajustar a câmera, caso o ISO seja 100 e a distância entre o flash e o objeto seja de 1 metro. Isto se a potência utilizada no flash for a máxima (1/1). O objetivo de fazer estes ajustes é conseguir a exposição correta para a foto.

Neste caso, caso o ISO seja aumentado, a abertura terá que aumentar para compensar, ou o flash deve ser aproximado. Em caso de o flash estar a 5 metros do objeto, calcula-se a abertura adequada para alcançar a exposição correta, e assim por diante.

Fontes:
http://www.fosgrafe.com/sobre-fotografia/equipamentos/afinal-o-que-e-o-numero-guia-do-flash/
http://www.tudosobrefotografar.com/2008/04/nmero-guia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_guia
http://www.fotografia-dg.com/numero-guia-fitametria/
http://leoneves.net/blog/o-numero-guia-e-a-fitametria
http://www.ilovemyjob.com.br/blog/2012/09/09/numero-guia-ng-o-mito/
http://www.mediamarkt.pt/mp/article/N%C3%BAmero-de-guia,1106020.html?catalogId=14801

Arquivado em: Fotografia