Obturador

Obturador é o nome dado a uma pequena “janela” dentro da câmera, que funciona basicamente abrindo no momento do disparo para capturar a luz que passa pela lente. O tempo que o obturador passa aberto é chamado de tempo de exposição ou velocidade de obturação, ou seja, o tempo de exposição do filme (câmeras analógicas) ou do sensor (câmeras digitais), e a variação deste tempo determina a quantidade de luz que será capturada para a fotografia, quanto mais tempo aberto, mais luz é capturada, quanto menos tempo aberto, menos luz é capturada. A medida da velocidade do obturador é dada em frações de segundos: 1 1/2 1/4 1/250, etc, porém são costumeiramente tratadas como velocidade 60 (referente a 1/60) ou velocidade 100 (referente a 1/100) e assim sucessivamente.

O obturador é uma cortina que protege o sensor da câmera, abrindo somente no momento em que o disparador é acionado, para captar a luz. Ele fica atrás do diafragma, só que não na lente e sim no corpo da câmera. A velocidade do obturador (“Shutter”) é uma das variantes mais utilizadas para alterar o resultado final da foto.

O tempo de abertura do obturador deve ser combinado com a abertura do Diafragma e com o valor do ISO para que a foto não venha a “estourar” (super-exposta), ou para não ficar escura demais (sub-exposta).

A velocidade o obturador é considerada baixa quando vai de 1 até 30, média de 60 até 250 e alta de 500 até 8.000.

Nas câmeras digitais SLR (ou câmeras Reflex) são encontrados dois obturadores, o obturador mecânico e o obturador eletrônico.

Obturador central

Obturador central

O obturador eletrônico serve para acionar o sensor digital da câmera, e reage mais rapidamente, sendo capaz de alcançar velocidades muito maiores. Ele vem acoplado a um obturador mecânico.

O obturador mecânico, também conhecido como obturador plano focal, é quem determina o tempo de exposição de acordo com a configuração que o fotógrafo determinar, ele pode ser de lâminas de metal ou de cortina.

Geralmente, nas câmeras compactas encontramos um obturador eletrônico, enquanto que o de lâminas de metal é utilizado mais comumente nas digitais SLR.

Além destes, temos também o raro obturador central, encontrado em câmeras fotográficas médias, este é composto por lamelas giratórias, que abrem e fecham de acordo com a configuração determinada pelo fotógrafo. Ele é bem mais preciso que os outros, permitindo ao fotógrafo sincronizá-lo com o flash de alta velocidade.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Obturador
http://pt.kioskea.net/faq/8508-o-obturador
http://www.tecmundo.com.br/8354-fotografia-diafragma-e-obturador-os-olhos-da-camera.htm
http://www.lomogracinha.com.br/tecnicas/entendendo-obturador-e-diafragma/

Arquivado em: Fotografia