Sharpness

Traduzindo para o português, a palavra SHARPNESS significa acuidade, porém o conceito é confundido frequentemente, com o de nitidez. A diferença é mínima, mas existe. A nitidez é a definição entre os objetos, considerando forma e cor. A acuidade é a definição das arestas (linhas, limites) dos objetos contidos na cena capturada.

Os termos se confundem um pouco, mas podem ser distinguidos. Sharpness é o termo que se refere ao grau de acuidade das arestas dos elementos que compõem a imagem. Quanto mais a aresta é definida, maior sharpness (acuidade).

A acuidade visual é uma característica do olho humano de reconhecer dois pontos muito próximos, ou seja, de definir os limites entre os elementos.

A palavra nitidez é, contudo, frequentemente mais utilizada como tradução para a palavra sharpness, assim como alguns a confundem com contraste. A definição para contraste, no entanto, é o grau de diferenciação entre tonalidades, saturação e luminosidade.

Na imagem fotográfica digital há o acréscimo de acuidade (sharpness) em três momentos: na câmera, na edição e na finalização (impressão, revelação, etc.).

  1. Na câmera, é chamada de sharpness nativa: é aplicada à imagem pela câmera, antes de chegar ao cartão de memória, e de maneira automática, obedecendo às configurações feitas pelo fabricante, e posteriormente pelo próprio fotógrafo quando faz os ajustes em sua câmera para fazer a foto.
  2. Na edição é chamada de sharpness de pós-produção: é acrescentada à imagem com o objetivo de valorizar áreas ou detalhes que não foram bem valorizados apenas pela sharpness nativa. Os softwares utilizados para edição de imagens possuem vários recursos de tratamento de imagem diferentes que podem ser aplicados à imagem com o objetivo de melhorar sua acuidade.
  3. Na finalização, é chamada de sharpness de saída: neste caso, vai depender do tipo de papel (fosco ou brilhante), do material com que é fabricado o papel, se vai para um monitor ou para a internet. Em cada uma destas diferentes situações, a imagem receberá um tratamento de acuidade específico.

Fontes:
http://www.tudosobrefotografar.com/2011/04/sharpening.html
http://www.steves-digicams.com/knowledge-center/sharpness.html#b
http://www.kenrockwell.com/tech/lens-sharpness.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Sharpness
http://www.luminous-landscape.com/tutorials/sharpness.shtml
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/sharpness.htm

Arquivado em: Fotografia