Tipos de Lentes Fotográficas

Por Ana Paula de Araújo
Categorias: Fotografia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Lentes fixas, lentes de zoom, lentes objetivas, grande angulares, lentes macro... na verdade, do que se trata todas estas nomenclaturas de tipos de lentes? E para que servem estas ou aquelas lentes? Vejamos, então, se conseguimos esclarecer algumas destas dúvidas...

Quando se trata de fotografia, falamos das lentes chamadas objetivas. A objetiva é um acessório da câmera fotográfica, são várias lentes que servem para focalização da cena, além de ser responsável pela qualidade da imagem e pela angulação. As características da objetiva interferem diretamente na qualidade da imagem, e o resultado da junção destas lentes é a distância focal que a objetiva é capaz de alcançar.

Para começar, entendamos os conceitos de lente fixa e lente de zoom: FIXAS são as lentes que possuem distância determinada, ou seja, não permitem aproximar ou afastar o assunto da fotografia. Já as lentes de ZOOM são capazes de tirar fotografias de assuntos em diferentes distâncias, sem que o fotógrafo tenha que se deslocar, mas apenas ajustar o zoom.

Basicamente, dentre as objetivas, temos as normais, as grande angulares, e as teleobjetivas.

LENTES NORMAIS: também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de lente tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta, não aproxima, não amplia, e nem diminui. A distorção da imagem é mínima e geram imagens de boa qualidade.

LENTES GRANDE ANGULARES: proporcionam um maior ângulo de visão e afastam o assunto da foto, fazendo com que seja capturada uma maior área do que com a lente normal. São indicadas para fotografar ambientes pequenos ou fachadas, construções, onde é necessário capturar uma grande área, mas sem muito espaço para distanciamento. Nas bordas da imagem apresentam uma distorção bem notável.

LENTES TELEOBJETIVAS: ao contrário das grande angulares, estas são lentes que aproximam o assunto a ser fotografado, geralmente utilizadas para fotografar detalhers de uma grande paisagem, fazer fotos de astros como a lua, etc. Nãoapresentam distorção das imagens, mas em algumas situalções podem causar um efeito de achatamento, semelhante ao que se observa nos binóculos.

Além destas, temos as lentes “especiais”: lentes Macro, lentes olho de peixe e lentes zoom.

LENTES MACRO: existem para todas as distâncias e o seu diferencial é que podem atingir aberturas muito grandes, fazendo assim com que pequenos objetos a curtas distâncias possam ser focados. São geralmente utilizadas para fotografar insetos ou detalhes bem pequenos. Podem ser também chamadas de micro.

LENTES OLHO DE PEIXE: é um tipo de lente grande angular, só que com uma capacidade de abrangência ainda maior, podendo chegar a 180º. É indicada para situações em que é necessário capturar uma grandeárea do espaço, com pouquíssimo distanciamento. Apresenta um grande distorção nas bordas.

LENTES ZOOM: são as lentes mais versáteis por possuírem a capacidade de variação do zoom, podem ir desde a grande angular até a teleobjetiva. Em geral, são bem populares, pois oferecem diferentes alternativas de captação da imagem.

Quanto à abertura do diafragma, podem existir as chamadas lentes mais claras ou mais escuras, vai depender da comparação entre as lentes. De uma maneira geral, classificam-se da seguinte forma:

LENTES CLARAS: (também chamadas de mais rápidas) possuem abertura entre 1.4 e 2.8 e são boas para fotos com pouca iluminação e retratos, pois faz um ótimo desfoque.

LENTES ESCURAS: possuem abertura acima de 5.6 e são boas para fotos com larga profundidade de campo. São um pouco limitadas, pois exigem uma iluminação externa boa para melhorar as condições de captação da imagem.

Fontes:
http://www.efotospt.com/index.php/content/view/46/30/conhecendo-a-sua-lente/
http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia-lentes.htm
http://hypescience.com/25328-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-cameras-fotograficas/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Objectiva_(fotografia)
http://www.dicasdefotografia.com.br/como-escolher-sua-lente
http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/conheca-os-tipos-de-lentes-para-cameras-dslr.html
http://www.fotografiaparatodos.com.br/fotografia/?p=43
http://omeuolhar.com/tipos-lentes-para-camaras-fotograficas

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!