Valor de Exposição

A fotografia é basicamente a captura da luz que reflete nos objetos, ambientes, e pessoas. Pensando nesta importância da luz, devemos entender que existem vários fatores que podem alterá-la, como a intensidade, a direção, a cor, a qualidade, a temperatura, etc.

O valor de exposição é utilizado para medir o brilho da fotografia, também sendo chamado de EV. Se o valor do EV é nulo, ou seja, igual a zero, quer dizer que não houve nenhuma correção de exposição, e que a foto foi tirada capturando as condições normais de iluminação existentes na cena.

EV, ou valor de exposição, é uma unidade utilizada para relacionar os três parâmetros do triângulo de exposição, ou seja, a velocidade, a abertura e o ISO. São estes três fatores que irão equilibrar a exposição da foto.

valor de exposicao

Um mesmo valor de EV pode ser atingido através de diferentes combinações destas três variáveis. Sendo assim, para padronizar a linguagem fotográfica, foi inventada a escala de valor de EV, que faz a demonstração de diferentes tipos de exposição.

Escala de valor de exposição

Esta escala pode ajudar o profissional da fotografia a prever o acerto ou o erro, já que poderá configurar a velocidade e a abertura para conseguir o nível de exposição que deseja. O valor do ISO é padronizado como 100, e para cada nível de exposição considerando este valor de ISO são mostradas possíveis combinações entre os outros dois variantes: velocidade e abertura.

Os valores de exposição da tabela vão de -9 a +20, procurando interpretar os níveis de iluminação possíveis em uma cena real. O uso da tabela consiste em verificar a abertura que se pretende e em seguida procurar a velocidade correspondente a esta abertura.

Compensação do valor de exposição

Este recurso se popularizou com as câmeras digitais, existindo inclusive “modos” pré-definidos de cenas que compensam os níveis de exposição previstos para aquela situação, tais quais: pôr do sol, praia, neve, etc. De outro modo, pode-se ajustar a exposição fazendo esta “compensação” nas configurações da própria câmera, da mesma forma que se faz os ajustes de ISO, velocidade e abertura.

Em algumas situações, o fotógrafo deve usar do bom senso para verificar se será necessário fazer a compensação da exposição, ou seja, alterar o EV. De uma maneira mais prática, pode-se dizer que os valores negativos do EV deixarão a foto mais escura (menos exposta à luz), enquanto que os valores positivos a deixarão mais clara (mais exposta à luz).

Fontes:
http://www.tudosobrefotografar.com/2009/06/valor-de-exposicao.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Valor_de_exposi%C3%A7%C3%A3o#Atribui.C3.A7.C3.A3o_de_valores_de_exposi.C3.A7.C3.A3o_.28EV.29
http://ffotografia.wikispaces.com/Exposi%C3%A7%C3%A3o
http://pt.kioskea.net/faq/12759-exposicao-cuidado-com-o-automatico-integral
http://fotoestudio53.blogspot.com.br/2010/08/ev-sabe-o-que-significa.html
http://fotografiafacil.blogspot.com.br/2010/10/valores-de-exposicao-resposta.html
http://www.cameraversuscamera.com.br/dic/ev.htm

Arquivado em: Fotografia