Gato Siamês

O gato siamês é uma raça felina originária do antigo Sião, hoje Tailândia, onde eram tidos como gatos da realeza. Foi nesse país que os ocidentais viram esse animal pela primeira vez e o levaram para a Inglaterra, no ano de 1884. Desde então, essa raça espalhou-se para outras partes do mundo.

Padrão Racial

Gato Siamês. Foto: Karin Langner-Bahmann (Own work) [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC-BY-SA-3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/)], via Wikimedia Commons

Gato Siamês. Foto: Karin Langner-Bahmann (Own work) [GFDL or CC-BY-SA-3.0], via Wikimedia Commons

São animais muito elegantes. Apresentam movimentos graciosos, o que lhe rendeu o título de príncipe dos gatos. No entanto, o que distingue essa raça das outras é seu miado desagradável e sua personalidade incomum.

Possuem pelagem curta e aderente ao corpo, de textura fina, densa e brilhante. As cores podem variar, podendo apresentar-se da seguinte maneira:

  • Corpo: branco (enquanto filhotes), branco encardido ou mesmo creme.
  • Extremidades: castanho bem escuro (quase preto), cor de chocolate, e raramente azul (acinzentado).

As regiões de coloração mais escura são as características mais importantes dessa raça. Elas cobrem a máscara, orelhas, membros posteriores e anteriores, patas, cauda e saco escrotal nos machos. Essas regiões são conhecidas como “points” ou “colourpoints”. As cores mais escuras são originárias da mutação em uma enzima, a tirosinase, relacionada com a fabricação de melanina. Esta enzima é sensível à temperatura, sendo ativada apenas nas regiões mais frias do corpo.

O pescoço é alongado; a cabeça possui forma de um triângulo perfeito, sendo larga na altura dos olhos e menor nas pontas afunilando na direção do queixo; as orelhas apresentam base larga e terminam em ponta; o focinho é longo e reto; os olhos são oblíquos em formato amendoado, de cor azul.

O corpo é longilíneo, de porte médio. Possuem membros posteriores longos e delgados, ligeiramente mais elevados do que os anteriores; os pés são pequenos e ovalados. A cauda é longa, fina e pontiaguda na extremidade, no entanto, existem casos em que a cauda possui pelagem abundante, assim como seu corpo.

Temperamento

O gato, de qualquer que seja a raça, é um animal independente, ótimo animal para ser criado em apartamento, especialmente por suas atividades diárias não exigirem muito espaço. O siamês adora carinho, é muito fiel e ciumento com o dono. Como todo gato, pode agir de maneira imprevisível, sendo que em certo momento pode ser frio e, aparentemente sem motivo, tornam-se vibrantes e afetuosos.

No cio, a fêmea requer atenção especial. Fica histérica, podendo rolar pelo chão, ou destruir móveis da casa.

Saúde e Higiene

O siamês necessita de uma escovação rotineira da pelagem. Apresenta alguns problemas de saúde característicos da raça, como obstrução nasal, má formação da parte superior do focinho que é curto, membros fracos, estrabismo excessivo e problemas renais.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gato_siamês
http://www.bichosbrasil.com.br/temperamento-do-gato-siames/
http://www.saudeanimal.com.br/gato_siames.htm
http://www.catalogopet.com.br/geral/raca-de-gatos-siames

Arquivado em: Gatos