Dependências da Coroa Britânica

Áreas pertencentes à coroa britânica, as Dependências da Coroa Britânica não fazem parte da União Europeia (UE), da Irlanda do Norte e nem do Reino Unido da Grã-Bretanha. As Dependências da Coroa Britânica são as seguintes: Ilha de Man e Ilhas do Canal, com os 2 Bailiados de Guernsey e de Jersey. Historicamente, esses territórios devem ser distinguidos dos protetorados do Estado, dos territórios britânicos ultramarinos e das colônias. Outras regiões que não devem ser confundidas com as Dependências da Coroa Britânica são as que pertencem à Commonwealth.

Tanto a Ilha de Man como as Ilhas do Canal, incluindo os bailiados, são parte do Conselho Britânico-Irlandês. Ambos os territórios apresentam independência administrativa e, após decisão tomada no ano de 2005, cada área tem um ministro-chefe que atua como chefe de governo. Apesar disso, como são consideradas posses da Coroa do Reino Unido, as Dependências da Coroa Britânica não tem soberania e independência. Sendo assim, as decisões do poder legislativo que administra estas áreas precisam ser aprovadas pela Coroa para entrarem em vigência.

As Dependências da Coroa Britânica, em conjunto com o Reino Unido, são conhecidas, em sua coletividade, como Ilhas Britânicas. No que se refere à lei de nacionalidade britânica, estes territórios são considerados pertencentes ao Reino Unido. Contudo, as áreas pertencentes à Coroa controlam seu sistema de moradias e de empregos. De acordo com o portal Guia Geográfico do Reino Unido, “as Ilhas do Canal (Jersey, Guernsey e Alderney) são dependências da coroa britânica e não são estritamente parte do Reino Unido, exceto pela defesa militar e moeda”.

Entre as principais características destas ilhas estão: domínio próprio na Internet, com terminações em “.im” para Ilha de Man, “.je” para Jersey e “.gg” para Guernsey e código próprio para o licenciamento de veículos em escala internacional, com “GBM” para Ilha de Man, “GBJ” para Jersey, “GBA” para Alderney e “GBG” para Guernsey.

No que se refere aos códigos ISO 3166-2 que foram reservados especificamente para a União Postal Universal, as siglas são as seguintes: “IMN” para Ilha de Man, “JEY” para Jersey e “GGY” para Guernsey. Esses códigos foram adicionados de forma oficial no ano de 2006 pela Organização Internacional para Padronização.

Fontes:
http://www.reino-unido.net/dados.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Crown_dependencies
http://centrodeartigos.com/perguntas-ciencias/resposta-10569.html

Arquivado em: Europa