Exercícios - Globalização

Lista de questões feitas em vestibulares acerca da globalização.
Ler artigo Globalização.

Exercício 1: (FUVEST 2009)

Uma das características atuais do processo de globalização é a exigência, cada vez maior, de fluidez de informações e mercadorias, ou, em essência, do próprio capital. Tal exigência tem conduzido os países à reestruturação de seus sistemas de circulação. Nesse sentido, no Estado brasileiro, nos últimos anos,


Exercício 2: (UFPR 2009)

A economia mundial influencia outros setores da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

  1. O atual modelo assumido pela economia mundial coloca países subdesenvolvidos e desenvolvidos em um mesmo patamar socioeconômico e cultural.
  2. A presença da rede McDonald’s em países como a Índia e a China mostra a eficácia dos modelos de consumo ocidentais difundidos pela ruptura de barreiras comerciais.
  3. Cuba é um dos poucos países do mundo ocidental que se mantém fora do circuito mundial do comércio, da informação e da comunicação, embora na atualidade se verifiquem algumas mudanças na participação cubana nesses setores.
  4. A abertura econômica da China tem sido acompanhada por um acelerado processo de democratização do país.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 3: (UFPB 2008)

Superada a indeterminação provocada pela Segunda Guerra Mundial, a economia do mundo voltou a crescer em ritmo mais acelerado. Nesse cenário de prosperidade, as empresas dos países industrializados passaram a exercer maior relação de poder sobre as dos países não-industrializados. A partir das informações apresentadas, identifique as proposições verdadeiras relativas às empresas multinacionais:


Exercício 4: (UFSC 2012)

Sobre os temas capitalismo e globalização, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).


Exercício 5: (Enem 2014)

TEXTO I

questaoenem09

TEXTO II

A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de crédito ou cobrar contas em atraso.

Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).

Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a):

 


Exercício 6: (UFSC 2015)

Sobre o assunto tratado na tabela acima, é CORRETO afirmar que:


Exercício 7: (UFRGS 2017)

Observe a tabela abaixo.

Mundo: exportações de mercadorias por regiões e economias selecionadas

Considere as afirmações abaixo, sobre a tabela.

I - Os Estados Unidos, embora apresentem queda de participação em tempos recentes, ainda são o principal país exportador de mercadorias, refletindo, em escala global, dominância econômica e política.
II - As exportações de mercadorias têm apresentado pouca variação positiva desde o pós-IIª guerra.
III - A Ásia é cada vez mais importante no comércio mundial de mercadorias, o que se reflete no aparecimento da China como líder.

Quais estão corretas?


Exercício 8: (UFRGS 2017)

Leia o trecho da música Disneylândia, da banda Titãs.

Armênios naturalizados no Chile
Procuram familiares na Etiópia.
Casas pré-fabricadas canadenses
Feitas com madeira colombiana.
Multinacionais japonesas
Instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano.

Literatura grega adaptada
Para crianças chinesas da comunidade europeia.
Relógios suíços falsificados no Paraguai
Vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe
Na Baixada Fluminense.

O trecho acima retrata a dinâmica resultante do processo de:


Exercício 9: (Enem 2015)

Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejadas. Os valores das casas despencaram em quase todos os EUA e muitas famílias acabaram devendo mais por suas casas do que o próprio valor do imóvel. Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias que diminuiu ainda mais os valores das casas. Em Cleveland, foi como se um "Katrina financeiro" atingisse a cidade. Casas abandonadas, com tábuas em janelas e portas, dominaram a paisagem nos bairros pobres, principalmente negros. Na Califórnia, também se enfileiraram casas abandonadas.
HARVEY, D. O enigma do capital. São Paulo: Boitempo, 2011.

Inicialmente restrita, a crise descrita no texto atingiu proporções globais, devido ao(à):


Exercício 10: (Unespar 2016)

Neste momento que estamos vivendo, fica cada vez mais forte o processo de globalização da economia e de mundialização do capitalismo, com o enfraquecimento das economias nacionais e fortalecimento do mercado global.

Sobre o processo de globalização é correto afirmar que:

I. Com a globalização, houve um crescimento do comércio mundial, no entanto os países subdesenvolvidos ficaram fora deste comércio, o que aumentou ainda mais a concentração de riquezas nos países mais ricos.
II. Com a globalização, está ocorrendo concentração de rendas nos países mais ricos, o que pode ser explicado, entre outros motivos, pela redução das tarifas de importação, que beneficiou muito mais os produtos exportados pelos países desenvolvidos.
III. A globalização tem intensificado as migrações de pessoas dos países mais pobres para os países mais ricos.
IV. O processo de globalização da economia diminuiu as desigualdades sociais em todos os lugares do mundo, diminuindo o desemprego e, consequentemente, a pobreza e a fome.
V. Uma tendência do comércio internacional no processo de globalização é a criação de blocos comerciais. O que tem provocado a ampliação das trocas comerciais entre os países membros e diminuindo, consequentemente, as relações comerciais com o restante do mundo.
VI. Com a globalização, ocorreu uma aceleração do tempo de deslocamento de pessoas e informações, integrando ainda mais a rede de transporte e comunicação no espaço mundial.

Estão corretas as afirmativas: