Exercícios - Imigração e Emigração

Lista de exercícios sobre imigração e emigração, retirados de provas de vestibulares.
Ler artigo Imigração e Emigração.

Exercício 1: (FUVEST 2009)

Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA:


Exercício 2: (UDESC 2008)

Assinale a alternativa incorreta, sobre o processo de imigração no Brasil, nos séculos XIX e XX.


Exercício 3: (UFPB 2008)

Observe a figura.

(ALMEIDA, Lúcia Marina de; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Fronteiras da globalização: geografia geral e do Brasil. São Paulo, Ática, 2004, p. 228).

Sobre os movimentos migratórios da globalização, pode-se afirmar:

I.  O processo migratório provocado pela globalização é uma contradição do capitalismo, visto que, por um lado, houve um acentuado crescimento industrial nos países em desenvolvimento; e, por outro, uma relativa redução da oferta de emprego.

II.  Os imigrantes são indispensáveis para o desenvolvimento da economia de alguns países europeus. Isso justifica a posição da União Européia ao defender o ingresso e a legalização de imigrantes, mesmo que essa posição vá de encontro à opinião pública.

III. Muitos trabalhadores que perderam seus empregos, nos países desenvolvidos, não conseguem nova colocação com as vantagens anteriores. Isso tem provocado a redução da oferta de empregos para os imigrantes.

IV.  A perda de postos de trabalho, provocada pelo progresso tecnológico nos países em desenvolvimento, poderá provocar o aumento da pressão por mais emprego nos países desenvolvidos.

Está(ão) correta(s) apenas:


Exercício 4: (UFSC 2016)

Sobre as questões demográficas na atualidade, é CORRETO afirmar que:


Exercício 5: (UFSC 2015)

Argélia tem equipe “francesa”

A Copa do Mundo no Brasil terá, ao todo, 85 jogadores defendendo países onde não nasceram. Só a Argélia é responsável por levar 18 jogadores nascidos em outro país – a França, país que mais cedeu atletas a outras seleções, com nove jogadores que se naturalizaram na Costa do Marfim, na Argentina, em Camarões e em Gana.
A naturalização é um caso antigo do futebol. O maior jogador da história de Portugal, Eusébio, nasceu em Moçambique. O caso dos argelinos é ligado à história do país. A maioria dos atletas nascidos na França é formada por filhos de argelinos que fugiram de seu país por causa das guerras e conflitos internos.
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Carmen Rial, embora a França tenha uma política de integração, na prática, os laços com as origens étnicas dos argelinos são mantidos. “Esses imigrantes moram nos subúrbios e continuam com práticas religiosas, língua e costumes da Argélia”, disse.

Disponível em: <http://brasileconomico.ig.com.br/brasil/2014-06-16/argelia-tem-equipe-francesa.html> Acesso em: 15 set. 2014.

Sobre movimentos migratórios e integração, é CORRETO afirmar que: