Exercícios - Pirâmide etária

Lista de questões de vestibulares que abordaram as pirâmides etárias.
Ler artigo Pirâmide etária.

Exercício 1: (UDESC 2018/1)

Analise as pirâmides etárias do Brasil, considerando os itens sobre a estrutura populacional brasileira.

Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/piramide-etaria-populacao-brasileira.html, acessado em 30 de agosto de 2017.

Analise as proposições em relação às pirâmides etárias.

I. As pirâmides revelam que, atualmente, somos caracterizados como um país adulto, em fase de transição para nos tornarmos um país idoso no ano de 2050.

II. A base mais estreita da pirâmide de 2050, quando comparada com a de 2015, indica uma redução na taxa de natalidade.

III. As pirâmides revelam que há uma expectativa de que nosso país passará por uma transição demográfica, que modificará o perfil populacional brasileiro.

IV. Com base nas pirâmides, é possível perceber que o aumento da média de idade da população do país pode contribuir para uma redução proporcional da População Economicamente Ativa (PEA).

Assinale a alternativa correta.


Exercício 2: (FUVEST 2017)

A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, B e C, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recém-germinada (plântula) até planta senescente.

A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente: