Pirâmide etária

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

As Pirâmides Etárias são gráficos que apresentam a quantidade da população de determinado país em relação as faixas etárias da mesma, separada por gêneros.

Pode ser representada pelas faixas etárias de jovens (de 0 a 19 anos) na base, adultos (de 20 a 59 anos) na área central e idosos (acima de 60 aos) no topo.

O Formato piramidal (qual classifica o nome desse gráfico) surge quando há mais população jovem do que adulta e idosa, formando uma estrutura de pirâmide, com a base mais larga que se estreita até chegar ao topo, mostrando que o número de população entre adultos e idosos diminui em comparação ao número de jovens.

Pirâmide etária do Brasil, segundo o IBGE (dados do Censo 2010).

Pirâmide etária do Brasil, segundo o IBGE (dados do Censo 2010).

Com o passar do tempo muitos países acabaram modificando a estrutura de suas pirâmides etárias, uma vez que há uma redução das taxas de natalidade (presente nos países mais desenvolvidos economicamente) e o aumento da expectativa de vida fazem mudanças significativas nas larguras das faixas de idade, diminuindo a base e aumentando as faixas correspondentes a adultos e com a perspectiva de se aumentar a de idosos. Esse tipo de pirâmide é conhecido como Pirâmide Envelhecida.

Nos países menos desenvolvidos economicamente não há mudanças significativas na estrutura da pirâmide, mantendo a base como mais larga da pirâmide devido às altas taxas de natalidade. Esse tipo de pirâmide é conhecido como Pirâmide Jovem.

Países com a situação econômica analisada como em desenvolvimento tem tendências de mudanças transitórias em suas pirâmides, em que há um aumento da população jovem em direção a adulta, promovendo a essa faixa um aumento nos próximos anos. Esse tipo de pirâmide é conhecido como Pirâmide Adulta.

Há pirâmides chamadas de Pirâmide rejuvenescida, onde há um aumento recente das primeiras idades da faixa jovem, com a idosa em maior quantidade, que é presente nos países mais desenvolvidos economicamente que tem incentivado o aumento da natalidade devido à falta de mão de obra no país, pois a maior parte da população esta se encaminhando as faixas de idade idosa.

Contudo é possível analisar a situação econômica, qualidade de vida e expectativa de vida dos países com a verificação das pirâmides etárias, uma vez que em países mais desenvolvidos economicamente, com maiores qualidades de vida e consequentemente maiores expectativas de vida há uma base reduzida e as faixas adulta e idosa em expansão. Países em desenvolvimento possuem uma faixa de transição entre jovens e adultos mais expandida, demonstrando um crescimento menor da qualidade de vida e da expectativa de vida, que tendem a evoluir após um tempo, se o mesmo manter o crescimento. Os países menos desenvolvidos, com menores taxas de qualidade de vida e expectativa de vida baixa apresentam a base sempre mais extensa que as demais, e até mesmo uma pirâmide curta, em relação a baixa expectativa de vida.

Outro fator que é presente nas pirâmides etárias é a predominância das mulheres sobre os homens, pois além de serem maioria da população mundial, sua expectativa de vida é sempre maior, demonstrando que as mulheres têm maior longevidade. Porém em muitos países ainda há preconceitos que colocam as mulheres em qualidades de vida inferiores à dos homens.

Bibliografia:

ALMEIDA, Lucia Marina Alves de – Geografia: geografia geral e do Brasil, volume único – São Paulo: Ática, 2005.

Exercícios e questões de vestibulares

Questão 01: (UDESC 2018/1)

Analise as pirâmides etárias do Brasil, considerando os itens sobre a estrutura populacional brasileira.

Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/piramide-etaria-populacao-brasileira.html, acessado em 30 de agosto de 2017.

Analise as proposições em relação às pirâmides etárias.

I. As pirâmides revelam que, atualmente, somos caracterizados como um país adulto, em fase de transição para nos tornarmos um país idoso no ano de 2050.

II. A base mais estreita da pirâmide de 2050, quando comparada com a de 2015, indica uma redução na taxa de natalidade.

III. As pirâmides revelam que há uma expectativa de que nosso país passará por uma transição demográfica, que modificará o perfil populacional brasileiro.

IV. Com base nas pirâmides, é possível perceber que o aumento da média de idade da população do país pode contribuir para uma redução proporcional da População Economicamente Ativa (PEA).

Assinale a alternativa correta.

Veja a resposta desta e mais outras questões!
Questões sobre Pirâmides etárias - Exercícios
Arquivado em: Demografia