Planalto Meridional

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

O Planalto Meridional se encontra na região Sul, parcialmente no Sudeste e extremo sul do Centro-Oeste do país, tendo sua formação geológica da era Mesozoica, com rochas sedimentares, arenitos e basaltos.

Este planalto é subdividido em dois: Planalto arenito-basáltico que é uma formação geológica chamada cuestas, formadas a partir da intercalação de camadas de basalto e arenito resistente a processos erosivos e depressão periférica, que é um relevo baixo, mais conhecido por Campos Gerais no estado do Paraná ou Depressão Central no Rio Grande do Sul.

O planalto está inserido na bacia dos rios Paraná e Uruguai, sendo a sua maior elevação a Serra Geral, próxima a Serra do Mar. Sua vegetação é a Mata das Araucárias tendo ainda algumas áreas com presença de restinga nas localidades próximas a água. Seu clima é subtropical úmido, tendo maior índice pluviométrico, e sofre influência da massa polar atlântica.

Bibliografia:

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/geomorfologia/geomorfologia_-_relevo.html

http://www.soscuesta.org.br/acuesta.htm

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

Arquivado em: Brasil