Planície amazônica

Licenciatura em Geografia (UNESP, 2013)

A Planície Amazônica foi formada no período quaternário e está localizada no estado de Rondônia e no extremo norte do Amazonas, porém não é possível saber sua extensão exata, pois os relevos se interpenetram.

Sua altitude varia entre 90 a 200 metros acima do nível do mar. Seu clima é o Equatorial, quente e úmido, com pluviosidade que ultrapassa os 2000 mm anuais e baixa amplitude térmica, devido às temperaturas que são altas o ano todo. De superfície aplainada, com um clima que ocasiona ainda mais o aplainamento e compartimentação da superfície.

Conta com uma vegetação de floresta equatorial, que apesar de possuir solos rasos e pobres, essa vegetação se renova a partir da decomposição do seu próprio bioma, além de sofrer forte intervenção humana, com o desmatamento e a imposição da agropecuária.

Devido ao seu solo de constituição areno-argiloso alguns cursos do rio Madeira e seus afluentes se acomodam pelas falhas dessa superfície, levando a formação de planícies inundadas, e em outras áreas os mesmos exercem um poder erosivo, conhecido como terras caídas. Portanto, os rios são os maiores agentes modeladores dessa área.

Bibliografia:

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 8º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

Araribá Plus Geografia. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna: editor executivo Cesar Brumini Dellore. 4.ed. São Paulo: Moderna, 2014.

Arquivado em: Brasil