Guerra Imjin

A Guerra Imjin foi um conflito que ocorreu no período de 1592 até 1598 e teve o envolvimento de três países asiáticos: Japão, China, e Coreia. Esse conflito foi marcado pelo regente japonês Toyotomi Hideyoshi, que foi conhecido como um dos grandes pacificadores do país, querer conquistar a China solicitando o apoio da Dinastia Joseon (a ultima família e a de mais larga durante o reino da Coreia, iniciando por volta de 1392 e terminando por volta 1910), para que tenham um livre acesso na península Coreana.

O Japão pediu essa ajuda a Coreia, porém esse pedido foi negado, pois o Estado Coreano era um vassalo da dinastia Ming ( que governou a China no período de 1368 a 1644). Assim sendo, o governante japonês Toyotomi Hideyoshi convoca alguns senhores feudais (conhecidos também como daimyõs) que começam a preparar várias tropas e planejam a invasão do pais, que teve inicio por volta de 1592.

O Japão consegue fazer com que suas tropas tenham um rápido avanço pelo território Coreano, até que o Almirante Yi, um dos grandes homens da Coreia, cortou totalmente o fornecimento de recursos para os invasores, obrigando-lhes assim a frear todo esse avanço que tinham conseguido. A partir disso todo o exercito Coreano, junto com o exercito Chinês, obriga que o governo do Japão inicie relações absolutamente diplomáticas e de paz com China no ano de 1593.

Em 1597 o conflito toma novos rumos, quando retornam as hostilidades, tendo o fim no ano de 1598 com a retirada de todas as tropas do território Chinês seguindo a morte do regente Japonês Hideyoshi.

Esse conflito foi o primeiro da história da Asia a utilizar um grande numero de pessoas fazendo parte do exército e foi marcado também pela utilização de armas muito modernas para a época, representando também um dano muito grande para a Coreia. Esse país sofreu perdas muito grandes de suas terras cultiváveis, cerca de 66% dessas terras foram perdidas. Outra perda muito grande e de muita importância aconteceu no aspecto histórico e cultural, pois grandes (e muitos) registros foram queimados junto com vários palácios imperiais em Seul.

Esse conflito pode ser conhecido por vários nomes como: Invasões de Hideyoshi à Coreia, Guerra dos Sete Anos, Invasões Japonesas na Coreia ou Guerra Renchen para defender a Nação. Recebe também o nome de Guerra de Imjin, por ter acontecido justamente durante o ano conhecido como Renchen ou Imjin do ciclo sexagenário na China e na Coreia.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Imjin
http://pt.wikipedia.org/wiki/Toyotomi_Hideyoshi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Almirante_Yi