Exercícios - Industrialização

Lista de questões de vestibulares sobre o processo de industrialização do Brasil e do mundo.
Ler artigo Industrialização.

Exercício 11: (UFPR 2018 - C. Gerais)

A desmaterialização da fábrica, com menos pessoas e mais programas de computador e máquinas automatizadas, a personalização dos produtos de luxo, o distanciamento entre vendedor e comprador e a rapidez na entrega são os eixos da nova “revolução” até 2025.
(“Mercado da moda se articula e traça metas para nova revolução industrial”. Folha de S. Paulo, 07/05/2017. Disponível em: <http:// www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/05/1881838-vigiar-e-consumir.shtml>. Acesso em 25 julho 2017.)

Sobre o futuro da indústria de confecção, afirma-se nesse texto que estaria em curso um novo modelo produtivo, baseado nas novas tecnologias de informação e comunicação.

A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. A terciarização é uma das principais características dessa nova revolução industrial.
2. “Menos pessoas e mais programas de computador e máquinas automatizadas” são características da terceira revolução industrial, cuja emergência se deu no final do século XX.
3. Entre os principais elementos responsáveis pelas intensas transformações desse novo modelo produtivo, estão os adventos do petróleo, da energia elétrica, do alumínio e do telefone.
4. Flexibilização, toyotismo, pós-fordismo, robótica e cibernética são alguns dos principais conceitos associados a esse momento histórico da nova revolução industrial.

Assinale a alternativa correta.


Exercício 12: (Unespar 2015)

De acordo com o economista austríaco Joseph Schumpeter (1883-1950), a indústria evolui por meio da destruição criadora. Quando um conjunto de novas tecnologias encontra aplicação produtiva, as tecnologias tradicionais são abandonadas.

Com os conhecimentos sobre o processo de industrialização da sociedade, e a análise do infográfico a seguir sobre os ciclos ou ondas de inovação de Schumpeter, assinale a alternativa correta:

I. Durante a Segunda Onda de Inovação Tecnológica, a eletricidade tornou-se a fonte de energia das fábricas. Com isso, os motores elétricos e com eles a linha de montagem propiciaram um salto extraordinário na produtividade do trabalho.
II. Já na Primeira Revolução Industrial, a indústria eletrônica criou centenas de novos produtos e conferiu mais um impulso á produção automobilística. Neste período, o desenvolvimento da petroquímica gerou a indústria de plásticos e fibras sintéticas.
III. No século XVIII, a máquina de fiar e o tear hidráulico possibilitaram a mecanização do setor têxtil. Ao lado da indústria têxtil, a utilização do carvão mineral em altos-fornos inaugurou a siderurgia moderna e possibilitou a modernização da fundição de ferro.
IV. A partir da utilização do carvão como força motriz, no século XIX, a máquina a vapor substituiu largamente, na Inglaterra, o tear hidráulico. As ferrovias e os barcos a vapor “encurtaram” distâncias, reduzindo os custos de deslocamento de matérias-primas e alimentos. Ocorreu um grande salto tecnológico na siderurgia e as cidades industriais típicas deste período, na Inglaterra e na Alemanha localizavam-se próximas as bacias carboníferas.
V. No final do Século XX e agora no Século XXI, o desenvolvimento da informática, com as redes digitais e as novas mídias, tem dificultado a expansão e desenvolvimento do setor industrial, que caminha mais lentamente e tem se concentrado somente nas grandes metrópoles, principalmente dos países desenvolvidos.

Agora, assinale a alternativa correta:


 
Páginas: 1 [2]