Exercícios - Mulheres em movimentos políticos e sociais

Lista de questões de vestibulares sobre as mulheres em movimentos políticos e sociais.
Ler artigo Mulheres em movimentos políticos e sociais.

Exercício 1: (UDESC 2018/1)

Relacione as colunas no que diz respeito às mulheres e à participação delas em movimentos políticos e/ou sociais, no Brasil.

 

 

 

 

 

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.


Exercício 2: (UDESC 2016/1)

Analise as proposições em relação à participação das mulheres na História do Brasil.

I. Dilma Rousseff foi a primeira mulher eleita a Presidente do Brasil. Foi militante de organizações políticas de luta contra a ditadura militar, tais como as organizações revolucionárias Política Operária (POLOP), o Comando de Libertação Nacional (COLINA) e a Vanguarda Armada Revolucionário Palmares (VAR-Palmares). Foi fundadora do Partido dos Trabalhadores e durante o governo Lula atuou como ministra da Fazenda, como Presidente do Conselho da Petrobrás e como Ministra-chefe da Casa Civil.
II. Chiquinha Gonzaga foi compositora, pianista e regente brasileira. É considerada a primeira “pianista de choro” no Brasil, e a primeira mulher a reger uma orquestra no país. Participou ativamente do movimento que lutava pela abolição da escravidão.
III. Pagu foi militante comunista, poeta, jornalista, desenhista e personagem de destaque entre os poetas modernistas do Brasil. Foi presa pela polícia política de Getúlio Vargas em 1931, por ter participado de uma greve de estivadores na cidade de Santos e presa em 1935, em Paris, como comunista estrangeira.
IV. Carolina de Jesus foi uma escritora negra brasileira proveniente das classes populares que alcançou grande prestígio nas letras. Publicou diversos livros, sendo Quarto de Despejo o mais famoso.
V. Antonieta de Barros foi professora, e a primeira mulher negra eleita ao cargo de governadora do Estado de Santa Catarina. Também atuou como jornalista e escritora, destacando-se na luta por uma política educacional mais igualitária e contra a discriminação racial.