Operação Mongoose

Batizada por John Kennedy no final de 1961, a Operação Mongoose (Operação Mangusto) consistia em um conjunto de operações secretas do governo dos Estados Unidos que foram definidas em um encontro do Special Group Augmented - SGA.

Os principais objetivos da Operação Mongoose eram subverter a ordem pública nos Estados Unidos e colocar a culpa nos "comunistas cubanos", manipular a opinião pública e conseguir apoio para uma guerra contra Cuba, além de treinar mais de mil exilados cubanos para uma invasão à ilha. Naquela época, Robert F. Kennedy era o Procurador-Geral (Attorney General) dos EUA. Por seu intermédio, Edward Lansdale foi o general nomeado para  liderar a operação.

Em 1960, o diretor da CIA era Allen W. Dulles. Através dele, negociações começaram a ser entabuladas com dois poderosos criminosos da máfia organizada nos EUA: Sam Giancana e Johnny Roselli. Juntos, os três arquitetaram planos para assassinar Fidel Castro. Outros envolvidos no esquema posteriormente foram Meyer Lansky, Santos Trafficante e Carlos Marcello.

A operação da Baía dos Porcos foi um fracasso, pois os militares cubanos, com ajuda dos países do Bloco Leste, derrotaram os insurgentes em cerca de 72 horas. Desta forma, John F. Kennedy organizou um grupo com a função de sabotar Fidel Castro. Este comitê chamava-se SGA - Special Group Augmented - e incluiu os seguintes nomes: Robert F. Kennedy, General Maxwell Taylor, General Lyman Lemnitzer, Roswell Gilpatric, McGeorge Bundy, Alexis Johnson, John McCone e Allen W. Dulles. De forma não oficial, a SGA contava com Robert S. McNamara e Dean Rusk .

A base de operações para a Operação Mongoose era um posto pertencente à CIA em Miami. Ted Shackley, que chefiava este quartel-general, participou de diversas ações para depor Fidel Castro. Um de seus homens de confiança era William Harvey. O encarregado por encontrar uma solução que acabasse com a popularidade do líder cubano foi Sidney Gotlieb, que pertencia à Divisão de Serviços Técnicos da CIA. Entre os planos do grupo estava o de espirrar um spray dentro de um estúdio televisivo em que Fidel compareceria e o de contaminar os calçados de Fidel com tálio radioativo, o que faria sua barba e seus cabelos caírem,

Porém, em 1964, a SGA determinou o fim das operações contra o governo cubano. Naquela época, John McCone, que dirigia a CIA, afirmou de forma oficial que o então presidente americano Lyndon B. Johnson abandonara a Operação Mongoose e as tentativas de assassinar Fidel Castro.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Mongoose
http://mundorama.net/2012/12/17/os-cinquenta-anos-da-crise-dos-misseis-em-cuba-por-johny-santana-de-araujo/
http://revistaconhecer.uol.com.br/historia/o_fracasso_na_baia_dos_porcos_3.html

Arquivado em: Idade Contemporânea