Primeira guerra sino-japonesa

A primeira guerra sino-japonesa ocorreu no ano de 1894 até 1895 e foi um conflito entre o Japão e a China, que tinha como fundamentos o controle sob a Coreia, que possuía grandes reservas minerais de carvão e ferro. Para a China esse conflito vai marcar o declínio da Dinastia Qing, Já para o Japão, ao mesmo tempo, vai marcar o sucesso da modernização do pais iniciado com a Restauração Meiji. O Japão procurava conter os avanços dos Russos que se aproximavam do Norte da China e da Coreia, através de uma politica de expansão nacionalista, e a Coreia procurava se manter do lado de suas tradições e relações privilegiadas com a China.

Tudo começa quando por mais dois seculos, a politica japonesa Sakoku sob os shoguns do período do Edo chegou ao fim quando o país foi obrigado a abrir comercio pela intervenção americana em 1854. Os anos seguintes a Restauração Meiji de 1868 e a queda do Shogunato, o Japão se transformou de uma sociedade extremamente feudal para um estado industrial muito moderno. Isso se deve ao fato do governo Japonês ter enviado varias delegações e estudantes a todo o mundo, afim de aprender e assimilar as artes e as ciências ocidentais, que tinham como objetivo não apenas que o Japão caísse sob dominação estrangeira, mais principalmente que possibilitasse o Japão a competir de igual para igual com as grandes potencias ocidentais.

Em 1875 a China permitiu que o Japão chegasse a reconhecer a Coreia como um estado independente, mas mesmo assim a guerra tornou-se inevitável. No dia 1 de Agosto de 1894, foram oficialmente declaradas as hostilidades. A vantagem dos Japoneses eram muito grandes principalmente nos conflitos ocorridos em Seul, Pyongyang e Liaoning. Os Japoneses avançaram até a Manchúria, até que os Chineses foram forçados a assinar um tratado de paz em 1895 (o Tratado de Shimonoseki), que fez da Coreia um protetorado Japonês, e obrigou a China a ceder Taiwan, a Península de Liaodong, e as ilhas dos pescadores, bem como pagar uma indenização e até mesmo abrir seus portos ao comércio Japonês.

Mais tarde, os países ocidentais como França, a Alemanha, e até mesmo a Rússia, obrigaram o Japão a entregar novamente a Península de Liaodong, e a China a pagar uma indenização muito mais elevada.

Toda essa ambição que havia do Japão para com o território Coreano teve grandes consequências em um futuro bem próximo desse periodo, principalmente contra a Rússia o que irá desencadear a Guerra Russo-Japonesa.

Fontes:
http://www.colegioweb.com.br/historia/guerra-sinojaponesa.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Guerra_Sino-Japonesa