Revolução de Xinhai

A revolução de Xinhai, que também é conhecida como Revolução de 1911 ou até mesmo como Primeira Revolução Chinesa, foi o processo que marcou a derrubada da Dinastia Qing e o estabelecimento da Republica Chinesa. Leva este nome porque a palavra Xinhai significa literalmente quarenta e oito, o que é 1911, de acordo com o ciclo sexagesimal do calendário Chinês.

Tudo começou com a Revolta de Wuchang (10 de outubro de 1911), uma rebelião armada, e o espalhar dessa insurreição republicana através das províncias do sul culminando na abdicação do Imperador Pu Yi em 12 de fevereiro de 1912. Os dois lados principais do conflito fazem com que estariam de uma lado as forças imperiais da Dinastia Qing (1644-1911), e do outro as forças revolucionárias da Aliança Revolucionária Chinesa.

A revolução teve como motivo principal a corrupção do governo Qing, pela incapacidade do governo de restringir as intervenções das grandes potencias europeias, e pelo ressentimento da maioria étnica chinesa (Han) ser governado pela minoria étnica (os manchus). Porém ela não resulta imediatamente em uma forma republicana de governo e sim em um governo provisório. A monarquia chegou a ser restaurada e abolida por duas vezes e houve também um período de regime militar.

Em março de 1912 se promulga a constituição de carácter parlamentar com eleição parlamentar e presidencial, as primeiras a se efetuar-se dentro do prazo de dez meses. Um líder época, Sun Yat-Sen, fundador da cidade de Hong-Kong em 1905, querendo participar das eleições, cria uma partido politico chamado Guomindang. Porém o atual governante Yuan Shikai se negou a deixar o poder, assim entraram em guerra o exercito de Yat-Sen e o exercito de Yuan Shikai, o que levou Yat-Sen ao exílio. Sun é eleito presidente das províncias unidas da China, e a dinastia , sem ter como resistir ao movimento, entrega o poder ao general Yuan, que negocia a abdicação do imperador e proclama a Republica, da qual é eleito presidente provisório, depois Yuan renuncia em nome da unidade nacional..

Apesar de comemorada em fevereiro de 1912, quando a Republica da China substituiu a Dinastia Qin, o conflito ainda permaneceu. O pais sofreu com uma Segunda Revolução, a Era dos Senhores da Guerra, e a Guerra Civil Chinesa antes da crianção oficial da Republica Popular da China em 1949.

A Revolução Xinhai foi a primeira tentativa para restabelecer uma republica na China, que conseguiu com sucesso derrubar o governo anterior.

Fontes:
http://pt.encydia.com/es/Revolução_de_Xinhai
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Xinhai
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolução_Chinesa

Arquivado em: China, História da Ásia