Exercícios - Revolução Industrial

Lista de exercícios com resposta sobre a Revolução Industrial.
Ler artigo Revolução Industrial.

Exercício 11: (FUVEST 2017)

Níveis per capita de industrialização, 1750-1913
(Reino Unido em 1900 = 100)

Com base na tabela, é correto afirmar:

 


Exercício 12: (Enem 2015)

Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção  temporal começa a se pautar pela marcação do relógio.Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso - todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente.
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza; imagens da cidade. Fortaleza; Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado).

Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a:


Exercício 13: (PUC-SP 2017/1)

The Future of Jobs

Today, we are at the beginning of a Fourth Industrial Revolution. Developments in genetics, artificial intelligence, robotics, nanotechnology, 3D printing and biotechnology, to name just a few, are all building on and amplifying one another. This will lay the foundation for a revolution more comprehensive and all-encompassing than anything we have ever seen. Smart systems — homes, factories, farms, grids or cities — will help tackle problems ranging from supply chain management to climate change. The rise of the sharing economy will allow people to monetize everything from their empty house to their car.

http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf Acessado em 19/09/2016

No que se refere à Quarta Revolução Industrial, o texto acima nos informa que:


Exercício 14: (Acafe 2015/1)

De modo geral, a Revolução Industrial foi o período entre os séculos XVIII e XIX em que aconteceram diversas transformações nas formas de produção de mercadorias e produtos. A produção artesanal e manufatureira acabou sendo substituída pela produção em série, realizada por trabalhadores assalariados e com o uso de máquinas. A Inglaterra foi o Estado pioneiro nesse processo.

Acerca do pioneirismo inglês na Revolução Industrial, todas as alternativas estão corretas, exceto a:


Exercício 15: (Unespar 2016)

Sobre a situação da classe operária, na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, no século XIX:

I. A condição de trabalho nas fábricas era precária, marcada por baixos salários, jornadas de até 16 horas diárias e tendo que conviver com constantes humilhações.
II. Os trabalhadores ingleses vivenciavam uma série de conflitos com dirigentes políticos e empregadores, o que resultou em conquistas nas condições de trabalho, como melhores salários, distribuição dos lucros e redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.
III. Fora das fábricas, as condições eram difíceis, além de habitações urbanas ruins, a falta de saneamento propagava as epidemias que causavam grande número de vítimas, especialmente nas camadas mais pobres.
IV. Apesar das longas jornadas de trabalho que deveriam ser cumpridas, os trabalhadores tiveram benefícios conquistados, especialmente o acesso a uma alimentação mais saudável e variada, assim como possibilidades de avanço na carreia, o que proporcionava melhorias nas condições de vida.

Estão CORRETAS:


Páginas: 1 [2]