Exercícios - Segunda Guerra Mundial

Lista de questões dos principais vestibulares do Brasil sobre a Segunda Guerra Mundial.
Ler artigo Segunda Guerra Mundial.

Exercício 1: (PUC-RIO 2007)

A Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, se diferenciou de todas as guerras ocorridas em tempos passados, configurando um novo tipo de conflito: uma guerra total.

Corroboram tal afirmativa o fato de aquele conflito ter:

I - envolvido um número nunca visto de países e continentes.

II - promovido uma mobilização total de recursos humanos e materiais.

III – aumentado o apelo ao trabalho feminino nos países aliados.

IV - acelerado o crescimento tecnológico que vinha se desenvolvendo desde o finalda Primeira Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta:


Exercício 2: (UFMG 2009)

Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais. Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que:


Exercício 3: (Enem 2012)

capa-capitao-america

Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.

COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br. Acesso em: 27 jan. 2012 (adaptado).

A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:


Exercício 4: (Enem 2009)

A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana. Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão:


Exercício 5: (UFSC 2016)

O mundo 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial

São 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Um conflito que mostrou um mundo dividido entre raças, religiões, poder econômico e político, extremismo ideológico e, sobretudo, uma falta de civilidade que deixou mais de 60 milhões de mortos, sendo uma travessia para a Guerra Fria, só dizimada no início de 1990. São sete décadas que nos afastam da batalha mais devastadora da nossa história e qual dessas mazelas o mundo já conseguiu superar? Um olhar atento pelos desafios atuais do planeta mostra que ainda estamos longe de extirpar algumas delas.

Por Marcos Oliveira. Publicado em 29/08/2015, no Jornal do Commercio.
Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/mundo/internacional/noticia/2015/08/29/o-mundo-70-anos-apos-o-fim-da-segunda-guerra-mundial-196668.php>. Acesso em: 30 ago. 2015.

Sobre a conjuntura internacional após a Segunda Guerra Mundial, é CORRETO afirmar que:


Exercício 6: (UDESC 2017/1)

O período que vai de 1914 a 1945 marca o início da Primeira Guerra Mundial e o fim da Segunda. Alguns historiadores, como Eric Hobsbawn, ressaltam elementos comuns deste período, denominando-o Era da Catástrofe.

Com relação a este período, assinale a alternativa correta.


Exercício 7: (UDESC 2016/1)

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:B-29_Enola_Gay_w_Crews.jpg acessado em: 07/10/2015

Com base no conhecimento sobre a história do século XX, pode-se afirmar que a imagem fotográfica:


Exercício 8: (UFRGS 2015)

Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu.

Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:


Exercício 9: (Enem 2015)

A participação da África na Segunda Guerra Mundial deve ser apreciada sob a ótica da escolha entre vários demônios. O seu engajamento não foi um processo de colaboração com o imperialismo, mas uma luta contra uma forma de hegemonia ainda mais perigosa.
MAZRUI, A "Procurai primeiramente o reino do político ... ". ln: MAZRUI, A.; WONDJI, C. (Org.). História geral da África: África desde 1925. Brasília: Unesco, 2010.

Para o autor, a "forma de hegemonia" e uma de suas características que explicam o engajamento dos africanos no processo analisado foram:


Exercício 10: (Unespar 2016)

As afirmativas a seguir apresentam características da Segunda Guerra Mundial.

I. A “guerra-relâmpago” (Blitzkrieg) foi a estratégia utilizada pelo exército alemão para invadir a Polônia no início da guerra. Esta ação consistia na utilização de forças móveis em ataques com velocidade e surpresa, evitando com que as forças inimigas tivessem tempo de reação.
II. A exploração e assassinato de milhões de judeus e outras vítimas, nos campos de concentração nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu sob o comando de Adolf Hitler. A ação dos nazistas foi considerada um dos maiores genocídios do século XX.
III. O desembarque dos aliados na costa da Normandia (França) passou a ser conhecido como o Dia D. No dia 6 de junho de 1944, aproximadamente, 100 mil soldados desembarcaram na costa, com apoio de 6 mil navios e 5 mil aviões, abrindo uma nova frente de combate.
IV. O lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki pelos norte-americanos, em agosto de 1945, quebrou a resistência do Japão, que em setembro do mesmo ano assinou sua rendição, fato que assinalou o fim da Segunda Guerra Mundial.

Estão CORRETAS:


Páginas: [1] 2