Principais certificações de proficiência em inglês

Graduada em Letras-Inglês (USP, 2017)

Ter um certificado de proficiência em inglês é o sonho de todo estudante do idioma, seja ele um aluno do nível básico, avançado ou fluente.

Além do orgulho do aluno por conquistar um certificado que reconhece seu esforço, os certificados de proficiência são usados e aceitos ao redor de todo o mundo, podendo propiciar oportunidades de trabalho em multinacionais e bolsas de estudo em faculdades.

A fim de aproveitar tais oportunidades, é importante que se conheça as certificações de proficiência e suas diferenças.

Foto: Lamai Prasitsuwan / Shutterstock.com

Exames de Cambridge (Cambridge Exams)

Os testes de inglês de Cambridge são um conjunto de certificações de língua inglesa com validade vitalícia. Cada exame avalia uma área específica de conhecimento do aluno, colocando-o em níveis que vão desde o mais elementar (com o teste KET) ao fluente (CPE). Além disso, oferece um teste de inglês para negócios (BULATS), para profissionais que atuam na área ou precisam do certificado para entrar nesse mercado.

Formato dos testes

Os exames de Cambridge analisam o nível da capacidade do aluno nas 4 competências avaliadas: audição, leitura, escrita e expressão oral. A primeira parte do exame corresponde a 40% da nota e a segunda, terceira e quarta parte correspondem a 20% cada na nota final. Ao final, todas as competências são individualmente avaliadas. Caso o estudante seja aprovado, ele recebe seu certificado, com validade vitalícia.

IELTS (International English Language Testing System)

O IELTS (Sistema internacional de avaliação da língua inglesa) é considerado o certificado de proficiência em língua inglesa mais popular de todo o mundo. Além de ser muito requerido para fins estudantis e profissionais (por instituições governamentais, universidades e instituições privadas), também é considerado o único exame aceito para fins de imigração permanente. Existem três diferentes versões do IELTS: IELTS General Training, IELTS Academic e IELTS Life Skills. O IELTS Academic é o mais popular e representa 80% de todos os testes IELTS feitos todo ano.

Formato dos testes

O teste IELTS Academic é indicado para alunos que irão estudar em países estrangeiros. Já o teste IELTS General Training é oferecido usualmente para profissionais que irão trabalhar em outros país e precisam comprovar seus conhecimentos na língua inglesa. Ambas as provas avaliam as quatro competências (compreensão auditiva, compreensão de texto, escrita e fluência oral), apenas divergindo um pouco nos conteúdos de escrita e leitura.

EF SET

O EF Standard English Test (mais conhecido como EF SET) é um teste de proficiência em inglês aplicado em sua maioria para estudantes que irão trabalhar no exterior. Por permitir o livre acesso, o teste é aplicado por escolas, empresas e faculdades para medir o nível de inglês de seus alunos e funcionários de maneira rápida e gratuita.

Formato dos testes

Assim como os outros, o teste EF SET possui diferentes versões. O EF SET Quick English Check corresponde a uma versão curta da prova, com duração de 15 minutos. O EF SET English Certificate e EF SET English Certificate Plus oferecem conteúdos adaptáveis que variam de acordo com o desempenho do estudante.

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

O TOEFL (Teste de inglês como língua estrangeira) é um teste direcionado especialmente para estudantes que pretendem se candidatar a vagas em universidade, tendo grande peso em países da américa do norte, especialmente os Estados Unidos.

Formato dos testes

O TOEFL compreende diferentes testes, sendo o mais popular o TOEFL Ibt, com duração longa e avaliações rigorosas para estudantes que pretendem ingressar em universidades de língua inglesa.

TOEIC (Test of English for International Communication)

O TOEIC (Teste de inglês para comunicação internacional) é um teste de proficiência em inglês para medir a capacidade de estrangeiros se comunicarem no idioma, especialmente no ambiente de trabalho e no mundo dos negócios.

Formato dos testes

O TOEIC é um teste com duração de até 2 horas e possui 200 questões de múltipla escolha. Em duas seções (Compreensão auditiva e leitura), o teste avalia outras competências, como gramática, vocabulário e interpretação de textos.

Arquivado em: Inglês