Data Center

O termo da língua inglesa Data Center, é designado ao CPD (Centro de Processamento de Dados), local este onde são armazenados todos os dados e informações de uma empresa. O mais famoso Data Center divulgado pelo Google, empresa que possui oito unidades espalhadas pelo mundo, mantém milhões de informações e estão conectados via rede de fibra óptica, a uma velocidade milhares de vezes maior a conexão de internet banda larga comum.

Foto: dotshock / Shutterstock.com

Foto: dotshock / Shutterstock.com

O Data Center é desenvolvido para abrigar diversos Servidores, com bancos de armazenamento de dados, os quais processam e mantém uma enorme quantidade de informação. A estrutura é composta por um piso mais elevado, com espaço para cabeamento abaixo e sala climatizada (com ar-condicionado em temperatura constante), para resfriar os computadores,  que deve ser totalmente protegida contra incêndio e qualquer outra eventualidade que comprometa a integridade dos dados. O sistema de detecção inteligente contra incêndio analisa e capta qualquer tipo de fumaça, e na possibilidade de um eventual evento deste porte, é acionado um gás inerte, que não prejudica os equipamentos.

Todo ambiente é controlado por tecnologia de Biometria e a famoso Porta-Eclusa, além de monitorado remotamente 24 horas por dia. E para manter um Data Center em funcionamento, são necessários geradores de energia de grande capacidade, cuja energia seja ininterrupta, chamados de No-Breaks ou UPS, são equipamentos especialmente desenvolvidos e projetados para fornecer energia em caso de uma eventual queda. Com o intuito de diminuir um pouco o consumo de energia com refrigeração, o Facebook montou um dos seus primeiros Centros de Processamento de Dados, na cidade de Lulea (Suécia), cujo clima é um dos mais frios do país. O Data Center é uma das maiores instalações do mundo, com capacidade para armazenar os dados de mais de 800 milhões de usuários, e sua estrutura física conta com uma área de 28 mil metros quadrados.

A construção de um Data Center é rigorosa e deve atender a padrões internacionais, da Associação das Indústrias de Telecomunicações (AIT). A infraestrutura exige que as normas AIT 942 e classificação de segurança Padrão TIER de 1 a 4, sejam seguidas. A capacidade do também chamado de Centro de Dados, Computador Central ou Centro de Informações, pode variar entre muitos gigabytes até milhões de terabytes. As principais empresas como Microsoft, Google, Facebook, Hp entre outras, mantém uma enorme estrutura de Data Center, com diversos equipamentos em um só lugar, por isso são chamados de Server Farm (traduzido para o portguês como Fazenda de Servidores).

Fonte:
http://oglobo.globo.com/tecnologia/primeira-central-de-processamento-do-facebook-fora-dos-eua-sera-na-suecia-para-aproveitar-clima-frio-3080438
http://www.tecmundo.com.br/servidor/23963-por-dentro-dos-principais-datacenters-da-terra.htm

Arquivado em: Internet