Escritores do Concretismo

Por Ana Lucia Santana
Categorias: Literatura
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O Concretismo foi uma corrente que emergiu das vanguardas em 1953. Primeiro se manifestou na esfera musical, mais tarde na poética e, enfim, nas artes. Seus adeptos clamavam pela Razão e negavam o movimento expressionista, as eventualidades, as formas abstratas do gênero lírico, que eles consideravam ocasionais. Nas produções concretistas não se percebe a presença de sentimentos íntimos mais profundos nem qualquer ênfase na temática, pois seu objetivo era eliminar a diferença entre a estrutura formal e o tema abordado. Assim pretendiam gerar uma linguagem renovada.

Seu principal porta-voz é o núcleo de São Paulo, o qual gerou a Revista Noigandres, nos anos 50. Este grupo era comandado pelos irmãos Augusto de Campos e Haroldo de Campos, bem como por Décio Pignatari e José Lino Grunewald. O discurso é essencialmente imagético. Da década de 60 em diante poetas e músicos filiados a esta escola adotaram questões sociais; desta forma emergiram diversas modalidades pós ou neo-concretistas.

Autores e Obras do Concretismo

Leia: Concretismo no Brasil

Fontes:
http://www.not1.com.br/poesia-concreta-caracteristicas-poemas-e-autores-concretismo/http://pt.wikipedia.org/wiki/Concretismo
http://www2.uol.com.br/augustodecampos/obras.htm

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!