Literatura técnica

Mestre em Linguística (USP, 2019)
Graduada em Letras (USP, 2016)

A literatura técnica é o conjunto de obras que busca tornar uma área do conhecimento mais acessível e organizada para o seu público-alvo. Esse material é produzido por especialistas que, depois de estudarem profundamente sobre o assunto, compartilham seus aprendizados e conclusões com outras pessoas de forma didática.

Assim sendo, a literatura técnica tem grande relevância para a difusão do conhecimento. Ela consiste num meio pelo qual uma informação é repassada entre pessoas e gerações. Em vista disso, esse tipo de material é muito utilizado em instituições de ensino, como escolas e universidades, além de também ser objeto de estudo para pesquisadores em geral.

Dentre os vários tipos de materiais que consistem nesse tipo de literatura, podemos citar os seguintes:

  • manuais;
  • gramáticas;
  • livros didáticos;
  • apostilas;
  • dicionários;
  • enciclopédias.

Tendo isso em vista, a função de cada um deles e a sua estrutura em geral será pormenorizada a seguir. Dessa forma, você saberá identificar diversos tipos de obras técnicas e poderá diferenciá-las com segurança.

Manuais

Os manuais trazem em si noções e conceitos a respeito de uma disciplina ou então de uma técnica. Eles têm caráter didático e visam instruir o seu leitor, levando-o a sair da ignorância sobre um assunto a fim de obter o conhecimento que precisa para entender um conteúdo ou desenvolver uma função.

Gramática

A gramática é um material que visa normatizar os usos de uma língua. Assim sendo, ela estabelece regras que devem ser cumpridas para que uma pessoa possa se adequar ao uso da variante padrão do idioma. Em vista disso, outras variantes não são contempladas.

Vale destacar que ela possui um caráter didático, uma vez que ensina ao seu leitor cada uma das regras apresentadas. Para isso, ela também fornece exemplos a fim de tornar o conteúdo mais claro.

Livros didáticos

Os livros didáticos, como deixam claro no próprio nome, são dedicados ao ensino. Por serem amplamente utilizados em escolas, eles geralmente são produzidos tendo-se em vista o programa escolar da mesma ou o do governo vigente. Geralmente são divididos em várias seções a fim de simplificar para o aluno o conteúdo que foi disponibilizado.

Apostilas

As apostilas possuem o mesmo propósito do livro didático: facilitar o ensino de um conteúdo para um aluno. Ainda assim, ela geralmente têm menos páginas, sendo mais concisas. Além disso, também podem conter uma maior quantidade de exercícios. Assim, o estudante pode praticar aquilo que aprendeu.

Dicionários

Os dicionários reúnem as unidades lexicais de uma língua ou então os vocábulos que são utilizados em determinada área. Em vista disso, eles são muito úteis para esclarecer termos que não são conhecidos pelo leitor, ajudando-o a ter condições de utilizá-los ou entendê-los dentro de um contexto.

Enciclopédias

As enciclopédias são obras que reúnem em si todos os conhecimentos humanos de forma ordenada. Elas são estruturadas em ordem alfabética a fim de que o leitor possa encontrar com facilidade o assunto que está procurando. Em vista disso, as enciclopédias são excelentes materiais de pesquisa por abrangerem diversos assuntos em um só livro.

Nota-se, portanto, que a literatura técnica se diferencia de obras que têm um caráter recreativo. Afinal de contas, elas não são escritas com o objetivo principal de entreter o leitor como seria o caso de um livro de romance. Ainda assim, elas têm grande relevância para a sociedade.

Isso porque, desde a escola, as pessoas têm acesso a materiais com teor técnico, os quais fazem parte da sua formação. Mesmo as que não frequentam instituições de ensino acabam tendo acesso a obras desse tipo de literatura em algum momento da sua vida. Vê-se, por exemplo, que manuais de instruções são utilizados com alguma frequência por muita gente!

Arquivado em: Literatura