Plot twist

Mestra em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP, 2012)
Graduada em Letras (PUC-SP, 2008)

Publicado em 27/03/2019

A tradução para o termo plot twist, ao pé da letra, é reviravolta no enredo. O áudio visual nacional utiliza também a expressão ponto de virada, ou seja, aqueles momentos decisivos que acabam mudando o percurso da história, trazendo novos componentes ou atribuindo significados diferentes aos originais, que já são de conhecimento do público/leitor.

Quando a narrativa mostra outra faceta do personagem e o leitor/público percebe que a real identidade não tem a ver com a impressão inicial acontece o plot twist. Muitos seriados e filmes lançam mão deste recurso principalmente em seus finais porque isso causa um impacto, o inesperado é sempre bem-vindo e atua fortemente como marca de criatividade do autor.

Com a termologia do plot twist surge o conceito de spoiler e este acontece quando aquele é revelado antecipadamente. Para muitos, o spoiler prejudica a interpretação porque a ideia da reviravolta é justamente contrariar, na maioria das vezes, toda uma lógica narrativa que o autor provoca no leitor/público. O conhecimento antecipado da reviravolta na trama, em quase todos os casos, compromete a revelação e pode tornar a sequência narrativa desinteressante.

Pensando em despistar o leitor/público alguns autores usam como artifício a criação de um falso protagonista que é apresentado no início da trama como o personagem principal, mas logo em seguida ele é retirado do enredo, comumente sendo morto. Essa categoria de plot twist recebe o nome de John Red.

Outro tipo de plot twist bastante usado é o chamado final surpresa, aquele que obriga ao leitor recordar o passo a passo da história para descobrir em quais momentos da narração deixou passar informações sobre os personagens e suas ações e como aquela revelação final faz sentido ao se juntar os retalhos da narrativa.

Em inúmeras produções, principalmente nas séries, o plot twist não acontece só no final da história, mas vai acontecendo de várias formas e o público precisa estar atento a elas: quebra da linearidade da narração; continuação inesperada de um aspecto da narrativa - personagem, ação ou história; plot fixo em um episódio específico ou permanente, aparecendo em todos os episódios; reviravolta; mudança de percurso e elemento inesperado ou surpreendente.

Por ser um gênero contemporâneo, o plot twist tem sido usado com frequência na elaboração narrativa do universo dos games. Jogos como Resident Evil, Silent Hill, Dead Space prendem a atenção do público porque além do fator diversão, que é a proposta principal de todo jogo, os jogares anseiam saber qual o desfecho dos personagens e suas ações.

O conceito é novo, mas a conceituação de plot twist permeia as produções artísticas desde a sua origem. Afinal, é praticamente unanimidade entre o público que as narrativas que oferecem revelações, surpresas ou reviravoltas criativas ganham muitos fãs.

Referências:

O que é plot twist?. Disponível em: <http://www.yazigi.com.br/noticias/ingles/o-que-e-plot-twist>. Acesso em: 06 mar. 2019.

Plot Twist. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Plot_twist>. Acesso em: 06 mar. 2019.

Arquivado em: Literatura