Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

Romance de Clarice LispectorUma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, apresenta um narrador em terceira pessoa e tem como personagem principal uma mulher, cujo nome é Loreley, mas é chamada de Lóri.

Lóri é de família de posses, de origem agrária. Vive no Rio de Janeiro, separada da família, sozinha, trabalhando como professora primária. Para manter um padrão de vida acima das possibilidades de uma professora, Lóri recebe mesada do pai.

Ela conhece Ulisses, professor de filosofia, numa noite em que esperava um táxi e ele lhe ofereceu carona.

A partir daí, após ter tido outras experiências amorosas, esta era realmente verdadeira. Ela amava pela primeira vez e tinha que passar por este processo de aprendizagem desse novo sentimento, o qual ela tinha de aceitar.

Não é uma história de amor comum, Lóri está “aprendendo a amar” ou a “ter prazer”, conforme descrito no livro. Ulisses a estaria preparando para a liberdade sexual e amorosa.

A trama toda se baseia na preparação de Lóri que deverá dormir com Ulisses apenas quando estiver pronta.

A obra não trata de virgindade, pois Lóri já tivera outros relacionamentos, mas sim trata da plenitude da personagem que precisará se sentir livre para amar e ser amada.

Por fim, Ulisses decide que ela está pronta e avisa que não irá procurá-la, pois ela conhece todos seus horários e sabe onde ele mora, e que ficará esperando por ela.

Então, em uma noite chuvosa ela sai de casa de camisola, pega um taxi e vai até a casa de Ulisses e eles se amam, conversam sobre amor, sexo e solidão.

“Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi." (Editora Rocco Ltda., 1998, página 26)

Fonte:
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/u/uma_aprendizagem_ou_o_livro_dos_prazeres

Arquivado em: Livros
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: