Marketing Esportivo

O Marketing foi criado como uma forma de satisfazer o desejo dos consumidores em todas as esferas. Segundo Philip Kotler, o Marketing é um processo social, onde as pessoas obtêm o que necessitam por meio da criação da livre ofertas e pela negociação de serviços e produtos. Dentro do leque de ferramentas do Marketing, o Marketing Esportivo é um termo aplicado a ferramenta de comunicação/divulgação de uma instituição. Trata-se de uma área do Marketing que divulga ações relacionadas a esportes em geral, em suma é a propaganda dos produtos que utilizam os esportes como base para promoções. A tradução técnica é ser um processo que gerencia e aplica o Marketing tradicional a indústria do esporte, aproveitando as oportunidades que o mercado oferece, de acordo com datas comemorativas.

O Marketing Esportivo se refere aos princípios e convenções do Marketing, aplicado ao segmento dos Esportes e Eventos. Se consolidou em meados do ano de 1921, quando a empresa H&B (Hillerich & Bradsby) fez o lançamento de um planejamento de marketing de seu produto: Tacos de Beisebol. A partir desta ação, o segmento esportivo recebeu uma notória participação nos negócios. Prova disso é o alto investimento de marcas como Coca-Cola, MCdonald's e tantas outras em divulgação de suas logomarcas em eventos como a Copa do Mundo da África, por exemplo, cujo valor de cotas para publicidade girou em torno de US$ 3 bilhões. Além da geração de empregos e na alta capacidade de movimentar a economia, só no Brasil a indústria do segmento do esporte alcança a marca de 300 mil empregos gerados e movimenta o montante de R$ 20 Bilhões ao ano, com crescimento na margem de 12,34%.

No Brasil, o Marketing Esportivo é massivamente aplicado e utilizado por grandes corporações, principalmente em Campeonatos de Futebol. O primeiro evento deste tipo aconteceu no ano de 1987, no Campeonato Brasileiro de Futebol (Copa União), com as empresas anunciantes: Varig, Editora Abril e TV Globo. Nos Estados Unidos, podemos citar o mais cotado e procurado pelas empresas, é o Super Bowl, pois é o campeonato mais assistido do país e com a cota para publicidade mais cara da televisão americana.

Outro grande evento administrado e estrategicamente desenvolvido com as ferramentas do Marketing Esportivo é o UFC (Ultimate Fighting Championship), que é o evento de luta-livre que utiliza técnica do MMA (Mixed Martial Arts). Alguns anunciantes deste eventos são: Bud LightHarley-Davidson, sem contar os lutadores com suas marcas próprias e clubes que patrocinam e estampam suas logomarcas nos calções e demais espaços.

Fonte:
http://www.exameangola.com/pt/?det=23905&id=1851&mid=361
http://enlapelea.com/eventos/ufc-fight-night-25/la-ufc-anuncia-la-renovacion-de-el-contrato-de-patrocinio-con-bud-light/

Arquivado em: Marketing