Inequação do primeiro grau

Por José Roberto Lessa

Bacharel em Matemática (FMU-SP, 2018)
Mestre em Física Teórica (UNICSUL, 2020)

Categorias: Matemática
Faça os exercícios!
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Quando estudamos equações do 1º grau lidamos com igualdades, ou seja, expressões em que precisamos encontrar um valor para a variável em questão. Porém, quando tratamos de uma inequação a nossa expressão conterá, ao invés do sinal de igual (=), outros sinais que determinarão uma relação de ordem entre os seus elementos. Geralmente, o conjunto solução de inequações será definido no conjunto dos números Reais. Abaixo as desigualdades e relações de ordem de números Reais:

Agora, algumas propriedades a respeito das desigualdades:

Exemplo 1) Tomemos agora x, y, z e w, quaisquer números Reais e vamos descobrir se há uma relação de ordem entre eles dados e .

Pela compatibilidade com a adição podemos dizer que:

Agora, pela propriedade transitiva temos:

Concluindo:

Resolvendo equações do primeiro grau

Exemplo 2) Vamos resolver a equação: , inicialmente solucionamos como uma equação do primeiro grau comum, isolando as variáveis conservando a regra de sinais:

Sendo assim, o conjunto solução da equação será:

A solução também pode ser escrita na notação de intervalos reais ou representado na reta real como:

Exemplo 3) Agora, note a solução da equação :

Perceba que neste ponto, ambos os lados da desigualdade estão negativos. Convenientemente, podemos trocar o sinal de ambos os lados da igualdade multiplicando toda a expressão por (-1). Mas, numa desigualdade, quando invertemos o sinal de toda a expressão, também invertemos a desigualdade, o que nos leva a:

Escrevendo então o conjunto solução desta equação nas três possíveis representações temos:

Estudando sinais de inequações

Estudar sinais de inequações permite saber todas as possibilidades para determinar o valor de variáveis em uma expressão. Veja os exemplos abaixo:

Exemplo 4) Vamos estudar o sinal da expressão x-4. Note que esta expressão não está definida em uma igualdade ou desigualdade. Podemos dizer então que existem três possibilidades, são elas:

Escolhendo valores maiores, menores ou iguais a 4, vemos que o seu sinal sofrerá mudanças à medida que variarmos o valor de x. Supondo que escolha um valor de x que seja menor do que 4, por exemplo, 3. Pela expressão teríamos:

Então, para qualquer valor menor do que quatro, o resultado da expressão será sempre um número negativo. Agora um valor maior que 4, pode ser o 5:

Qualquer valor maior do que 4 a expressão resultará sempre em um número positivo. E se o valor de x fosse 4, teríamos o zero:

Por fim, se analisarmos o resultado obtido pelo nosso estudo de sinal na reta real, chegaríamos à seguinte representação:

O que significa que qualquer valor à direita da reta sempre nos retornaria um valor positivo, à esquerda valores negativos e quando x for 4 a expressão será igual a zero.

Exemplo 5) Existem algumas inequações onde, para obtermos uma solução, é necessário estudar o comportamento do sinal. Vamos solucionar a inequação :

Como esta inequação está na forma de uma fração, devemos inicialmente estudar o sinal dos dois termos separadamente assim como fizemos no exemplo 4 e depois comparar as análises com a inequação completa:

Como a nossa inequação originalmente era vemos que após o estudo do sinal, nossa solução não estará entre e 5, pois neste intervalo qualquer valor de x terá valor negativo. Substituindo o valor de x na equação original por temos:

A nossa inequação originalmente dizia quer o valor da expressão deve ser maior do que zero, logo não estará contido no nosso conjunto solução. Vamos agora substituir por 5:

Então, 5 também não estará contido no intervalo do conjunto solução. Por fim, a solução para esta equação será:

Referências Bibliográficas:

LIMA, Elon Lages. Um Curso de Análise: Volume 1. Rio de Janeiro: IMPA, 2017.

GUIDORIZZI, Hamilton L. Um Curso de Cálculo: Volume 1. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2001.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!