Reflexologia

A Reflexologia é uma terapia que parte do pressuposto de que nos pés, nas mãos e nas orelhas há pontos que correspondem a regiões corporais. Se pressionados de forma ritmada por especialistas, poderá haver uma melhora no organismo, ou mais precisamente nos locais energeticamente bloqueados. A terapêutica mais generalizada é a dos pés, pois se crê que esta fração do corpo seja mapeada de tal forma, que cada órgão seja representado reflexamente nesta extremidade.

Esta técnica provavelmente desembarcou no universo ocidental pelas mãos do Dr. William Fitzgerald, o qual descobriu que determinados pontos localizados nos pés, ao serem pressionados, incentivavam o organismo a encontrar sua própria cura. Em meados de 1930, a Doutora Eunice Ingham aperfeiçoou este método, legando-o ao seu sobrinho, o Doutor Dwight Byers, um dos maiores talentos nesta área.

Baseada em estudos sobre o que se conhece como energia vital, a qual se irradiaria em todo o organismo, introduzindo-se nas células vivas, a reflexologia acredita que, cada vez que houver um bloqueio dessa energia, a região correspondente no mapa podal será atingida. Assim, quando o profissional exercer pressão sobre o ponto afetado, a pessoa imediatamente terá um reflexo doloroso. Os reflexologistas acreditam que a dor ocorre devido ao acúmulo de cristais neste local, os quais poderão ser triturados com a metodologia correta, e assim a dor desaparecerá. Também é possível, segundo estes terapeutas, que a massagem atinja regiões de terminações nervosas ao tentar eliminar o bloqueio energético.

Para os reflexologistas, o organismo humano está repartido em dez regiões verticais semelhantes – cinco localizadas à direita, outras cinco à esquerda -, conectadas por vias nervosas que encontram seu final justamente nas mãos e nos pés. Daí a eficácia da pressão sobre os pontos específicos destas extremidades, ajudando o corpo a se recuperar, buscando seu potencial de cura. Desta forma, pode-se amenizar distúrbios como o stress, a depressão, dor de cabeça, síndrome pré-menstrual, entre outros. Nas mulheres grávidas é necessária uma atenção maior, pois alguns pontos dos pés podem provocar contrações do útero.

Resumindo, a Reflexologia se baseia na crença de que nos pés está impresso um microcosmo do organismo, o qual mapeia todos os órgãos, glândulas e outros elementos do corpo. O objetivo é pressionar os pontos correspondentes às regiões afetadas e restituir ao indivíduo a harmonia perdida. Assim sendo, esta terapia é complementar aos tratamentos convencionais, auxiliando no combate às enfermidades, bem como na profilaxia das doenças.

Fontes
http://www.copacabanarunners.net/
http://www.planetanatural.com.br
http://www.sitemedico.com.br/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina Alternativa