Coronavirose Canina

A Coronavirose Canina, também denominada Gastroenterite Contagiosa dos Cães, é causada por um vírus similar ao da Parvovirose, levando a uma infecção aguda, em animais de todas as idades e raça. Este vírus não infecta apenas os cães, mas também: bovinos, gatos e outros animais. No Brasil, esta doença foi constatada apenas na década de 1980.

A transmissão deste vírus se dá através da ingestão de alimentos contaminados, sendo que este passa pelo trato intestinal superior infectando as células das vilosidades do intestino delgado. Em seguida, estas células irão morrer, havendo a descamação da parede intestinal, e uma conseqüente queda na absorção dos nutrientes e também na digestão dos alimentos.

Os sinais clínicos observados nos animais infectados são: diarréia em forma de jatos, vômito, perda de apetite, lacrimejamento, febre e letargia. A diarréia, geralmente, possui coloração alaranjada, no entanto, sem odor fétido.

O diagnóstico deve ser feito através de exames laboratoriais, pois os sintomas são muito semelhantes aos causados pela Parvovirose, sendo assim, é necessário fazer um diagnóstico diferencial.

O tratamento é feito com antibióticos quando há a presença de infecção. A vacinação é de extrema importância para a prevenção desta doença. Ela é administrada via intramuscular ou subcutânea, sendo que nos animais mais jovens a primeira dose é dada a partir do segundo mês de vida e a segunda dose 3 a 4 semanas após a primeira. Recomenda-se também a aplicação nas fêmeas antes da cobertura, pois desta forma a mãe irá conferir relativa imunidade passiva aos seus filhotes, bem como através da amamentação após o parto. A revacinação é recomendada tanto para os filhotes quanto para os animais mais velhos.

Fontes:
http://www.center.vet.br/coronavirose.html
http://www.greepet.vet.br/coronavirose.php
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=viroses.htm
http://surfkut.com/veterinario/dicas_filetti_Coronavirose.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.