Otohematoma em Cães

O otohematoma em cães consiste em um acúmulo de sangue entre a cartilagem da orelha e a pele, em decorrência de um trauma local, que resulta em ruptura de um vaso sanguíneo. Ocorre com maior frequência em cães que possuem orelhas compridas e pendulosas.

Quando o trauma local leva à ruptura de um importante vaso sanguíneo, a aurícula pode se encher completamente de sangue, ou então, quando acomete vasos menores, o preenchimento dessa região geralmente é parcial. Uma vez que a região auricular é ricamente vascularizada, as chances de ruptura de um vaso são grandes nos casos de traumas.

O trauma ocorre mais comumente devido a batidas contra móveis ou outros objetos, mordida de outros animais, batidas em outros animais enquanto estão brincando, ou ainda, quando o animal vai cocar a orelha, pela presença de moscas ou de otite. Contudo, esta condição também pode ter como fator desencadeante a presença de tumores.

Em alguns casos, o acúmulo de sangue é tão grande que resulta na obstrução do canal auditivo. O peso em excesso causado pelo hematoma gera desconforto, dor e pode levar a mudanças permanentes na cartilagem auricular, deformando a orelha. Deste modo, quando o tutor do animal observa um aumento de volume da região, deve levar o mesmo imediatamente ao médico veterinário.

Após um exame minucioso, o veterinário irá fazer a drenagem do conteúdo do hematoma. Esse procedimento é feito, habitualmente, com o animal sedado, utilizando-se uma seringa acoplada a uma agulha hipodérmica, com posterior lavagem da cavidade lesionada com solução fisiológica. Após a drenagem, deve ser feito um curativo no local, para que a ferida cirúrgica seja protegida.

É de extrema importância que o fator primário, ou seja, a causa do trauma ou prurido seja eliminada para prevenir a reincidência da desordem.

Fontes:
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=otohematoma.htm
http://www.revistaveterinaria.com.br/2012/06/11/otohematoma-em-caes/
http://fio.edu.br/cic/anais/2010_ix_cic/pdf/09VET/35VET.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Medicina Veterinária