Cardiologia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Cardiologia, Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A cardiologia é uma especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar moléstias que afetam o coração, assim como as outras estruturas pertencentes ao sistema circulatório.

Até o início do século XX, as doenças circulatórias e cardíacas apresentavam taxa bem mais reduzida do que hoje em dia, em consequência da alimentação mais saudável e do menor sedentarismo da população da época. Originalmente, a cardiologia era estudada somente como uma matéria, um anexo da Clínica Médica.

Com o início da década de 1920, devido ao veloz desenvolvimento industrial e migração da população da zona rural para a zona urbana, os hábitos gerais da população sofreu uma grande mudança, havendo uma popularização das doenças cardíacas na sociedade. No mesmo período, devido à criação do eletrocardiógrafo (máquina utilizada para realizar exames cardíacos), a Cardiologia foi grandemente impulsionada, desvencilhando-se da Clínica Médica, passando a constituir uma especialidade médica.

No Brasil, o estudo oficial da cardiologia como ciência e especialidade médica teve início com Carlos Chagas e seus colaboradores, no ano de 1909. Foram estes pesquisadores que desenvolveram as primeiras pesquisas no país a respeito das doenças do coração, além de introduzirem no Brasil o primeiro eletrocardiograma, que foi instalado no Laboratório de Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Na década de 1950 iniciou-se a evolução eletrônica, sendo, então, fabricados equipamentos médicos cada vez mais avançados, impulsionando mais ainda a cardiologia, permitindo a obtenção de diagnósticos mais precisos.

Atualmente, apensar de as doenças cardíacas ainda representarem uma das maiores causas de morte no mundo, a cardiologia é uma das especialidades médicas que apresentam maior evolução, uma vez que possui mais de 100 anos de pesquisas.

Para um indivíduo tornar-se cardiologista ele, obrigatoriamente, deve ser formado no curso de medicina e, por conseguinte, se especializar em cardiologia, sendo que esta especialização está disponível em diversos institutos e hospitais do mundo.

Fontes:
http://www.amato.com.br/consultorio-medico/content/o-que-cardiologia-trata
http://brasilprofissoes.com.br/profissoes/cardiologista
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/especializacao/cardiologia/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!