Circuncisão

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A circuncisão, também conhecida como exérese do prepúcio, peritomia ou postectomia, é uma opção de cirurgia que se resume na remoção do prepúcio (prega cutânea que recobre a glande do pênis). Este procedimento é realizado a mais de 5 mil anos. Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde (OMS), aproximadamente 30% dos homens no mundo todo são circuncisados, sendo que a maior parte deles, por motivos de religião, uma vez que cerca de 68% desses são muçulmanos.

Esta possivelmente é a cirurgia mais antiga do mundo e talvez a mais realizada. Normalmente, quando não há a presença de alguma alteração no prepúcio ou no pênis, este procedimento é feito por motivos familiares, religiosos e culturais.

Na cultura islâmica e judaica, a circuncisão é realizada em todos os recém-nascidos do sexo masculino, sendo que nos demais povos, a circuncisão é realizada somente quando devidamente indicada. Nesta situação, as indicações podem ser imperativas ou facultativas. Quando o prepúcio encontra-se cobrindo toda a glande, levando a formação de um anel fibroso em sua extremidade que dificulta a retração da pele e exposição da mesma (fimose). Esta, por sua vez, deve ser corrigida por meio da circuncisão.

Processos inflamatórios crônicos, conhecidos como balanopostites, infecções copiosas, desconforto durante o ato sexual são indicações para a realizada da postectomia.

É importante ressaltar que somente a presença de um prepúcio abundante não define uma indicação cirúrgica, uma vez que o prepúcio apresenta como função proteger a glande contra traumatismos, especialmente se tratando de crianças com idade inferior a 12 anos. A idade deve ser sempre superior a essa, exceto em situações específicas.

Normalmente, com exceção de crianças, a cirurgia é feita apenas com anestesia local, com o cirurgião realizando um bloqueio no tecido subcutâneo da base peniana. As técnicas cirúrgicas são diversas; contudo, todos visam a remoção do prepúcio exuberante, de modo que, em seguida à sutura da pele, a glande apresente sua parte próxima coberta e a distal exposta.

A cirurgia dura aproximadamente 30 minutos e, por conseguinte, o paciente está liberado para voltar à rotina, devendo fazer uso apenas de medicação antiinflamatória.

Os apoiadores da circuncisão atestam que esta prática possui um valor profilático, como um procedimento médico. Alguns defendem que esse ato impede o acúmulo de uma secreção genital denominada esmegma, no espaço entre a glande e o prepúcio que a recobre. Caso essa secreção não seja eliminada, a região fica com odor desagradável devido à proliferação de bactérias no local, resultando, muitas vezes, em infecções da glande.

Estudos recentes têm evidenciado que a circuncisão pode auxiliar na prevenção de infecções renais e das vias urinárias. Outros estudos mostram também que homens que não são circuncidados apresentam maiores chances de contraírem doenças sexualmente transmissíveis quando comparados com homens que foram submetidos à circuncisão. Não se sabe ao certo ainda o porquê disso, mas acredita-se que o prepúcio proporciona um ambiente propício que confere ao agente infeccioso um maior tempo de sobrevivência e oportunidade para adentrar o organismo.

Complicações pós-operatórias não são comuns, mas podem ocorrer hematomas, infecções e, mais tardiamente, sensibilidade e dores.

A circuncisão de adultos pode ser altamente dolorosa por diversos fatores. O primeiro são as ereções noturnas, normais em um adulto saudável, que se tornam extremamente dolorosas até a remoção dos pontos da sutura. Outro ponto é que os adultos levam mais tempo para se acostumarem a condições de circuncidado, podendo ser necessária a mudança de hábitos no que diz respeito às vestimentas íntimas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuncis%C3%A3o
http://www.uroped.com.br/tiraduv/circunci.htm
http://www.copacabanarunners.net/circuncisao.html
https://web.archive.org/web/20110917130458/http://boasaude.uol.com.br:80/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3759&ReturnCatID=1793
http://www.circuncisao.com.br/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!