Dermatologia

Por Aline Matos Góss
Categorias: Dermatologia, Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Dermatologia é a especialidade médica que tem como objetivo o tratamento do maior órgão humano, a pele. A especialidade engloba ainda doenças causadas em seus anexos: como cabelos, unhas e mucosas, além do tecido subcutâneo (tecido gorduroso).

A dermatologia é dividida em:

- Dermatologia clinica: abrange toda doença própria da pele, mucosas, unhas ou cabelos, como também doenças sistêmica com envolvimento destes.

- Dermatologia cirúrgica: atua em qualquer tipo de lesão cutânea que requer um ato cirúrgico para removê-la. Faz parte dos atos cirúrgicos:

Cirurgia convencional – por incisão e sutura da pele.
Criocirurgia – destruição da lesão por congelamento com “gelo seco” ou nitrogênio líquido.
Eletrocirurgia – destruição da lesão com bisturi elétrico.
Quimiocirurgia – destruição da lesão por agentes químicos, como por exemplo, ácido ticloroacético.
Laserterapia – destruição da lesão por laser.

- Dermatologia estética: age para manter a integridade e a aparência saudável da pele.

- Tricologia: é a parte da Dermatologia que estuda toda e qualquer doença que envolva os cabelos ou couro cabeludo.

- Onicologia: estuda toda e qualquer doença que envolva as unhas;

- Estomatologia: estuda toda e qualquer doença que ocorra na cavidade bucal (boca, língua e lábios).

- Dermatologia laboratorial: realiza exames para confirmação de diagnósticos clínicos.

A dermatologia atua em todos os casos fisiopatológicos que englobam a pele. Desde uma simples infecção ate casos mais graves como tumores. As doenças de pele atingem pessoas de todas as idades; crianças, adolescentes, adultos e idosos.

As doenças de pele mais comuns são a acne, eczemas, psoríase, alergias internas e externas, infecções por bactérias (impetigo, furúnculo), infecções por vírus (verrugas, herpes), infecções por fungos (micoses), doenças sexualmente transmitidas (sífilis, cancro mole), hanseníase, leishmaniose, "fogo selvagem", reações a medicamentos, neoplasias cutâneas (tumores benignos e malignos), queda de cabelos, e muitas outras.

O problema de pele mais temido entre os adolescentes é a acne. Uma doença que atinge especialmente pessoas entre 12 e 21 anos. É um problema comum, levando ao aparecimento de cravos, espinhas e até cicatrizes. A Acne é causada pelo entupimento e inflamação dos poros. Quando há uma atividade mais intensa das glândulas sebáceas, pode ocorrer a formação da acne.

Os dermatologistas devem estar familiarizados com as outras especialidades médicas, isso porque as doenças de pele podem ser sintomas de uma doença interna, tornando-se assim a pele um importante fator de diagnóstico de condições internas. Estes médicos abusam de uma grande variedade de métodos terapêuticos, que podem ser através de antibióticos ou chagarem a casos mais delicados como as cirurgias.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!