Informática Biomédica

Por Felipe Araújo
Categorias: Informática, Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Termo recentemente difundido nas áreas do conhecimento, a Informática Biomédica ainda causa dúvida na busca de uma definição definitiva. Enquanto alguns a considerem como uma subárea da medicina que abrange conceitos da computação, outros a consideram uma subárea da computação especializada na área da saúde. Apesar disso, com a sedimentação de procedimentos e processos, a Informática Biomédica pode vir a impor especificidades ou características próprias.

As origens da Informática Biomédica, no Brasil, está relacionada com o uso da ciência da computação como suporte da área médica, principalmente em universidades públicas. Em 1972, o departamento de Fisiologia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto iniciou a aplicação de computadores e calculadoras programáveis na análise de dados fisiológicos, simulações aplicadas ao ensino e pesquisa de banco de dados. Em 1976, o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP utilizou minicomputadores Hewlett-Packard na implantação dos primeiros sistemas de monitoração fisiológica digital e de apoio a testes hemodinâmicos do país.

As aplicações da Informática Biomédica englobam sistemas para as áreas de pesquisa e ensino médico, reconhecimento de padrões, predição, planejamento cirúrgico, simulação de processos biológicos como as fases da reprodução celular, entre outros.

Os profissionais da área -os informatas biomédicos- começaram a ter formação específica somente a partir de 2006, quando foi criado o curso de Informática Biomédica no campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. As áreas de atuação focadas no curso são: Bioinformática - com soluções a problemas biológicos que envolvam utilização de grandes volumes de dados (como resultado e objeto de pesquisa em genomas), análise estrutural (modelagem molecular) e modelos biológicos; Processamento de Imagens e Sinais - desenvolvendo aplicativos voltados ao apoio à decisão médica, por meio de técnicas que implementem a obtenção, otimização, tratamento e análise de sinais e imagens médicas contendo informações anatômicas ou funcionais; Sistemas de Informação e Gestão de Saúde - desenvolvendo aplicações relacionadas com a organização, o gerenciamento e a representação de dados clínicos (computação clínica), serviços de informação hospitalar, aplicações à epidemiologia e saúde populacional, processo de decisão clínica e fluxo de informações médicas.

Como recente área do conhecimento atrelada a desenvolvimentos científicos e tecnológicos, a Informática Biomédica tem um grande potencial de crescimento ainda pouco explorado.

Fontes:
http://www.informaticamedica.org.br/informaticamedica/n0105/sabbatini.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inform%C3%A1tica_biom%C3%A9dica
http://www.fmrp.usp.br/cg/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=115&Itemid=91

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!