Medicina do Sono

Por Ana Lucia Santana
Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A Medicina do Sono é hoje um segmento significativo da esfera da saúde; ela se preocupa em investigar o papel do sono na vida do Homem, seus possíveis transtornos e as consequências destas perturbações no cotidiano do ser humano. No mundo pós-moderno o indivíduo está mais que nunca submetido a fortes pressões psíquicas e emocionais, a estresses, depressões e outros tantos distúrbios da mente, o que afeta ainda mais a performance do sono.

A medicina do sono pode contribuir para a cura da insônia. Foto: Brian Chase / Shutterstock.com

A medicina pode contribuir para a cura da insônia e apnéia do sono, por exemplo. Foto: Brian Chase / Shutterstock.com

No estágio atual atingido pela Ciência, já foram diagnosticados mais de oitenta desequilíbrios do sono, entre eles a Insônia, que resulta na diminuição do tempo de repouso; a Narcolepsia e a Apnéia do Sono, as quais provocam uma sonolência excessiva; o famoso ranger de dentes - também conhecido como Bruxismo -, a Incontinência Urinária e a Enurese Noturna - distúrbios que levam a pessoa a urinar enquanto dorme -, o Sonambulismo, o Pesadelo, o Terror Noturno – quando o indivíduo acorda gritando, com uma expressão de terror estampada na face -, o Ronco e o hábito de falar durante o sono – todas estas perturbações acometem o ser humano ao longo do sono, sem afetar sua temporalidade.

O sono é definido normalmente como um estágio habitual da consciência humana, que completa o estado em que o ser se encontra quando está acordado ou em vigília. Assim que dorme, o Homem ingressa em uma fase de descanso comum e regular; ao longo deste período há uma interrupção transitória do potencial humano de perceber e sentir os estímulos externos e de toda e qualquer movimentação voluntária.

Neste momento entra em ação um mecanismo mobilizador que implica em várias e intrincadas estruturas orgânicas e comportamentais localizadas em distintos pontos do sistema nervoso central. Há dois estágios importantes durante o sono. Um deles é o sono sincronizado, ou NREM, repartido em quatro momentos, os quais se distinguem conforme a amplitude de sua profundidade.

O estágio REM – sigla originária da expressão inglesa ‘rapid eyes movement’, ou, no português, rápidos movimentos dos olhos, uma das características deste sono dessincronizado, ao lado da menor extensão e da maior frequência das ondas cerebrais e da fraqueza muscular. Esta é a fase mais popular do nosso sono, pois é associada à ocorrência dos sonhos.

No sono de uma pessoa normal estas duas etapas se revezam, em um ciclo constante durante o período noturno; elas reincidem a cada 70 a 110 minutos, somando 4 a 6 ciclos por noite. Alguns elementos podem provocar a mutação da alternação destes estágios, entre eles: a faixa etária mais avançada, o ciclo circadiano, ou seja, relativo à duração de um dia, o uso de substâncias químicas, a temperatura predominante ou a incidência de algumas enfermidades.

A insônia é um dos transtornos do sono mais sérios; ela consiste na resistência ao ingresso no período de sonolência; no paciente acordar diversas vezes ao longo da noite; no retorno à vigília em um horário muito precoce, que implica em não voltar a dormir; ou no hábito de repousar o tempo necessário, mas, mesmo assim, despertar como se não tivesse dormido o suficiente. Algumas destas pessoas despertam exaustas, com o corpo dolorido, nervosas, sem ânimo e desprovidas de qualquer humor.

Na verdade, a insônia é apenas um sintoma de algo maior, que pode estar concentrado na esfera orgânica, na psíquica ou na social. Crises de ansiedade, depressão e o uso excessivo de álcool podem deflagrar os episódios de insônia, assim como estados de inquietação e preocupação. Ela também pode ser fruto de costumes equivocados praticados no dia-a-dia. Não são poucos os casos de transtornos de ordem genética, o que implica em um legado deixado por alguns membros da família.

A história da Medicina no Brasil registra 1977 como o ano no qual foi realizada a primeira consulta ligada à Medicina do Sono neste país. O atendimento ocorreu no Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e foi conduzido pelo Professor Rubens Reimão; este segmento permanece ativo até hoje, sem nenhuma suspensão em suas atividades desde então.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Terror_noturno
https://web.archive.org/web/20111108204101/http://www.sono.org.br:80/sn_insonia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_do_sono

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!